quinta-feira, 22 de março de 2012

CONSTRUINDO CASTELOS

Amigo(a) leitor(a),
“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...” (Fernando Pessoa).
É bastante provável que você tenha lido ou escutado essa frase em algum momento da sua vida.
Você já parou para pensar como era o seu ontem?
Lamento se no seu caso, o ontem foi muito melhor do que o hoje. Faça o melhor para reverter essa situação.
No texto de hoje, quero me dirigir a você que está progredindo dia após dia. Já parou para fazer uma análise “de onde vim, onde estou e para onde estou indo”?
Sabe, eu me pego pensando nisso muitas vezes e acabo reconhecendo como foi bom ter vivido situações adversas, que muitas vezes me fizeram acreditar que nunca chegaria a lugar algum na vida.
Hoje reconheço o tamanho da importância dessas adversidades que vivemos. Como moldam nosso caráter! Como burilam nosso espírito! Como forjam nossa coragem e vontade de vencer!
Eu passei por empresas maravilhosas. Mas também por outras que me humilharam.
Fui liderado por pessoas nas quais até hoje me inspiro. Também fui liderado por pessoas que jamais deveriam gerir pessoas. Nem animais os mereciam.
Tive rompantes empreendedores que de inicio me faziam sonhar acordado e ao final me roubaram o sono.
Mas eu agradeço!
Agradeço a Deus por todas estas dificuldades e adversidades.
Como eu poderia treinar líderes sem conhecer os opostos?
Como eu poderia falar de qualidade de vida sem vivenciar ambientes onde ela não existia?
Como eu poderia palestrar sobre motivação sem ter uma própria história sido feita de provações?
Como eu poderia vibrar tanto ao recolocar uma pessoa no mercado sabendo o quão duro é não ter uma mão estendida.
Como eu poderia tantas coisas sem ter ouvido que não poderia?
Chico Xavier disse: “Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito. Emmanuel sempre me ensinou assim: “Chico, se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas””.
Ainda falta muito para concluir o meu castelo. Mas é muito bom ver que o estoque de pedras dá para começar a obra e tocá-la por um bom tempo.
Daqui a alguns anos, novamente será preciso o exercício do “de onde vim, onde estou e para onde estou indo” e eu torço para que eu possa admitir que as dificuldades atuais também tenham sido fundamentais para novas conquistas.
Todos nós temos situações adversas todos os dias. O importante mesmo é saber o que devemos aprender com elas. Tentar entender o que ainda não aprendemos. Compreender os recados e os sinais que nos prepararão para algo bom, algo melhor, algo realmente digno de Castelos, Reis e Rainhas.


Abraços, saúde e sucesso!

FÁBIO R. LAIS 

Nenhum comentário: