quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO VEM DE CASA

Amigo(a) leitor(a),
Quero propor nesta semana, iniciarmos uma reflexão sobre a educação dos nossos filhos.
Um lar com criança é sempre mais feliz. Para que continue sendo e para que a qualidade de vida possa ser compartilhada com todos os membros da família, precisamos tomar cuidados e atitudes.
Criança necessita de amor, muito amor! Também necessita de carinho, educação, acompanhamento, instruções, religião, regras e principalmente, conhecer limites, ou seja, saber que pode quase tudo, desde que conheça, compreenda e respeite os limites.
Cada vez mais vemos e ouvimos que as crianças estão muito avançadas, que sabem usar as tecnologias cada vez mais cedo, que falam e ensinam sobre eletrônicos para os mais velhos.
Mas também é grande o número de vezes que nos decepcionamos vendo que as crianças estão se tornando bandidos também cada vez mais cedo. Que são insubordinados em casa, que aterrorizam professores e colegas na escola, que agem como marginais nas ruas, traficam, usam drogas, andam armados, assaltam, vandalizam, etc.


É triste ver que alguns pais não se atentam para isso, ou, lavam suas mãos. Outros, dizem que já fizeram de tudo e não sabem mais como agir (será que preveniram para que não chegasse a este ponto?). Mas o pior mesmo é quando se sabe que um pai ou mãe foi até a escola brigar e ameaçar professores por tentarem corrigir seus filhos. Será que eles aprovam que o filho esteja errado? Será que não percebem que o filho está errado? Será que criaram o filho para serem realmente assim (suas cópias)?



Você já foi até o colégio do seu filho para ver como ele age? Você aprova?
Pelo amor de Deus, não diga que a culpa é dos professores, do sistema de educação, do Governo. Não estamos falando de intelecto ou da qualidade do ensino, mas sim, de comportamento, de valores, enfim, da educação que vem de CASA. Se a culpa for só da escola, quer dizer que fora da escola são anjos?!


Muito bem!
Abaixo, listo alguns pontos abordados pelo escritor médico psiquiatra Dr. Yçami Tiba, em palestra sobre este assunto:
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc..
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinqüente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer qual é a hora de comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar só e sempre 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconseqüente.

Na próxima semana, concluiremos essa reflexão. Até lá!
Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais

Um comentário:

Maria da Graça Lais disse...

Oi, passei aqui de novo para te comprimentar. A palestra de ontem no Salesiano foi ótima, me emocionei, me diverti, e o mais importante, aprendi. A cada dia eu me orgulho mais de você e dos seus irmãos. Onde quer que seu pai esteja deve estar feliz, as sementes que ele plantou germinaram e deram árvores de raízes fortes e majestosas. Falta pouco para que eu possa dizer...dever cumprido! Obrigada por tantas alegrias. Amo você!