sexta-feira, 27 de julho de 2012

FATORES INCIDENTES DO TURNOVER - parte 02


Amigo(a) leitor(a),

Vimos nas duas semanas anteriores que Turnover é o índice resultante do número de contratações e demissões para as mesmas funções numa mesma empresa, ou seja, a rotatividade de colaboradores.
Iniciei o apontamento de fatores que propiciam o aumento dessa rotatividade, principalmente, o desligamento provocado pelo próprio colaborador. O aumento e a diminuição da motivação foram destacados nessa etapa.
Desta vez, quero abordar outro fator importante e também causador do aumento no índice de turnover:

A AUSÊNCIA DE NECESSIDADES BÁSICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO.
Aqui, quero abordar especialmente higiene e segurança no ambiente de trabalho. Estes dois pontos estão muito ligados ao objetivo de garantir condições de bom desempenho e manter a saúde dos colaboradores. Quando participei pela primeira vez de um treinamento de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) aprendi que saúde não é apenas a ausência de doenças ou enfermidades, mas sim, um estado de bem-estar físico, mental e social.
Podemos até incluir o décimo sétimo item na lista do texto anterior, se concordarmos que é muito desmotivador entrar no banheiro do nosso local de trabalho e nos depararmos com mau cheiro, fezes, umidade, sanitários quebrados, ausência de água ou produtos de higiene e limpeza. Existe sim o vandalismo, e este tem que ser combatido. O que devemos levar em conta neste momento, é o fato do descaso de alguns empregadores, que não se atentam para a importância do respeito a algumas necessidades básicas do trabalhador. Às vezes, um simples bebedouro ou copo de água (limpos) valem mais do que dinheiro.
Em relação à segurança, a adequada utilização dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), seguida de manutenção nos equipamentos e constantes orientações sobre como evitar acidentes são fundamentais. A segurança deve estar presente a partir do momento em que o colaborador deixa sua bicicleta, moto, carro ou qualquer outro meio de transporte, em local seguro ao entrar para trabalhar. Da mesma forma, deve ter segurança de deixar os pertences no guarda-volumes, sem medo de ser roubado. Outro grande fator para a segurança entre os colaboradores está em ter profissionais de boa índole entre os colegas de trabalho.
Uma das formas que a organização pode utilizar para mostrar que valoriza seus colaboradores é admitir que eles possuem outras preocupações, além do desempenho imediato de seu serviço. É fundamental o reconhecimento disso, pois a partir do momento que a organização está preocupada com a higiene e a segurança do trabalhador, ele está sendo valorizado.  E quando os colaboradores percebem o fato de serem valorizados, reconhecidos, isso os torna muito mais motivados para o trabalho.

HIGIENE E SEGURANÇA SÃO ITENS LEVADOS À SÉRIO NA SUA EMPRESA?
Comente, mande sua opinião e principalmente, compartilhe essas informações.
Na próxima semana, vou abordar o flerte da concorrência como fator de risco para a perda de talentos e aumento do índice de Turnover nas Organizações.

Abraços, saúde e sucesso!

FÁBIO R. LAIS
Turnover Consultoria

Nenhum comentário: