quinta-feira, 19 de julho de 2012

FATORES INCIDENTES DO TURNOVER - parte 01


Amigo(a) leitor(a),
O texto da semana passada sobre Turnover rendeu muitos comentários. Muita gente reencaminhou e "retweetou".
Sendo assim e conforme eu havia prometido, vamos falar mais sobre este assunto.Porque existem tantas demissões nas organizações.
Muita gente pede demissão e muita gente é demitida. Desta forma, a rotatividade de colaboradores aumenta cada vez mais, aumentando o índice que chamamos de Turnover.
E quais seriam os principais fatores incidentes desse Turnover?
Levando-se em conta a realidade brasileira, onde temos empresas de diferentes negócios, tamanhos e estágios de evolução, de modo geral, os principais fatores são: instabilidade econômica; desregulamentação ou melhoria de desempenho em determinados setores; crescimento econômico e expansão internacional do mercado brasileiro; mudanças tecnológicas e de modelos de gestão; agilidade da concorrência e perda de mercado; insucesso dos negócios; ambiente e imagem organizacional; falta de diretrizes da empresa; ausência de expectativa ou falta de política e estratégias para crescimento, aprendizagem e carreira; liderança; rotina sem desafios; além de salário e falta de reconhecimento.
Um dos maiores autores sobre Gestão de Pessoas, Idalberto Chiavenato, aponta que a rotatividade "não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas".

DESMOTIVAÇÃO: Esta é, sem dúvida, uma grande razão para a rotatividade de funcionários dentro de uma organização. Ela pode gerar demissão voluntária ou involuntária, dependendo apenas de quem vai "cansar" primeiro do desconforto gerado pela insatisfação.
Se fizéssemos um levantamento com colaboradores a respeito das causas da desmotivação no ambiente de trabalho, teríamos certamente centenas de motivos citados. A falta de reconhecimento por parte da chefia ou liderança (desinteresse pela opinião, ideias e necessidades do colaborador), a ausência de benefícios, maus tratos (falta de educação, valores e princípios) e exploração de mão de obra (trabalho em excesso e exposição a atividades insalubres) certamente estariam entre os mais votados.
Outra autora, Cecília Bergamini, diz que "o fracasso da maioria de nossas empresas não está na falta de conhecimento técnico, e sim, na maneira de lidar com as pessoas". É bastante comum, empresários afirmarem que seus funcionários não desempenham seu trabalho com qualidade por não terem habilidade técnica. Esquecem que a origem de um trabalho desqualificado pode estar no tratamento que a direção da empresa oferece aos subordinados.
Segundo artigo de José Nilson de Melo, são 16 fatores que podem originar desmotivação no local de trabalho:
a) Política da empresa - Se a política adotada pela entidade empregadora condiciona a progressão na carreira de um trabalhador, este poderá ficar desmotivado, sendo o seu esforço pessoal diminuto.
b) Expectativas mal definidas - Se exigir rapidez numa determinada tarefa, não se pode, em simultâneo, exigir qualidade.
c) Regras desnecessárias - É ridículo proibir atividades que não prejudicam o desempenho do trabalhador.
d) Processos de trabalho mal orientados - Quando uma pessoa tem tarefas repetitivas, certamente que a desmotivação surge.
e) Reuniões improdutivas - Perde-se tempo se os colaboradores são obrigados a estarem presentes em reuniões sem resultados ou se o assunto das mesmas não lhes diz respeito.
f) Falta de estratégia - Quando se anda "ao sabor do vento", sem nenhuma orientação por parte de um superior, os resultados não são os melhores.
g) Mudanças contínuas - Se o seu chefe passa a vida a alterar o plano de estratégia, poderá estar a contribuir para a sua impaciência e consequentemente a real desmotivação.
h) Concorrência interna - Certas empresas gostam de "confrontar" os seus colaboradores, ou seja, criar um clima de concorrência. Este tipo de atitude tende a acabar com o espírito de equipe.
i) Desonestidade - Este é um fator bastante forte para originar a desmotivação, assim como a hipocrisia.
j) Retenção de informação - Quando são omitidas determinadas informações, os colaboradores sentem que lhes estão a esconder alguns fatos e entendem essa atitude como falta de confiança.
k) Respostas desencorajadoras - Se são dadas negações sucessivas ou respostas desencorajadoras a um trabalhador, este poderá sentir-se inútil e deixar de ter iniciativas.
l) Sub-aproveitamento - Os colaboradores podem perder a motivação se têm poucas tarefas para desempenhar ou se estas forem menos importantes que outro colaborador, que está ao seu nível.
m) Desempenhos medíocres - Quando consideram que trabalhos de outros, com fraca qualidade, são valorizados, os colaboradores não se esforçam para obter um bom desempenho.
n) Comodismo - Se está acomodado a um cargo, poderá deixar de fazer esforços.
o) Controle excessivo - A desmotivação surge quando um colaborador é tratado como uma criança e quando todos os seus atos são controlados. Além do mais, o controle excessivo contribui para a perda do sentido de responsabilidade.
p) Injustiça - A produtividade diminui drasticamente quando um colaborador considera ter sido injustiçado.

COMO ANDA SUA EMPRESA EM RELAÇÃO A TUDO ISSO?
 Comente, mande sua opinião e principalmente, compartilhe essas informações.
Na próxima semana, continuarei falando sobre outros fatores que podem provocar o aumento do índice de Turnover nas Organizações.

Abraços, saúde e sucesso!
Fábio R. Lais

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