quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HERÓI

Nesta semana, eu estava indo ministrar uma palestra motivacional para os colaboradores de uma indústria. No caminho, por volta das 06h40, enquanto dirigia o carro, ainda definindo quais seriam os temas que eu abordaria, ouvi uma mensagem no rádio que falava sobre heróis.
O locutor dizia que o mundo precisa de heróis! Que num país onde todo dia surgem novos bandidos, somente um super-herói poderia dar solução.
As pessoas estão sempre à espera de um super-herói.
Imediatamente, comecei a pensar nesta palavrinha (Herói) e comecei a lembrar da minha infância.
Quando somos crianças, aprendemos a idolatrar esses personagens ao ponto de acreditarmos que são reais. Quantos garotos tiveram roupas de Superman, Batman, Homem Aranha? Quantas meninas se vestiram de Mulher Maravilha?
Heróis sempre vencem tudo, podem tudo, conseguem tudo o que querem!
Quando vamos ficando mais velhos, perdendo a inocência e começando e entender melhor o mundo, começamos a ver e ouvir que os verdadeiros heróis são àquelas pessoas que conseguem tudo o que querem. Conseguem ter tudo que querem. Carros, casas, roupas, viagens e por aí vai.
Heróis são os atores lindos!
Heroínas são as atrizes lindas!
Na empresa, herói é o patrão, que chega de carro importado e que viaja para a Europa pra curtir férias com a família.
Se só ele é o herói, os outros 10, 50, 500, 1000 colaboradores são o que? Não heróis? Anti-heróis? Bandidos? Fracassados?
Quem são os verdadeiros heróis?
O que é ser herói?
Será que um pai que acorda cedo e vai trabalhar duro, pegando peso, suando ou passando muito frio, andando a pé ou de bicicleta, para trazer comida e dignidade para seus filhos é o que?
Será que uma mãe que muitas vezes faz dupla jornada, lava, passa, cozinha, faz faxina em outras casas e na sua própria, em alguns casos tem que educar os filhos sozinha, sem marido, tudo pra ver o sorriso no rosto da criança é o que?
Quem eram seus heróis na fantasia da infância?
E quem foram realmente os heróis da sua vida real?
Heróis é quem realiza! Quem faz de tudo para atingir seus objetivos. Quem pensa mais nos outros do que em si próprio. Quem quer o bem comum e não só o seu.
Herói é quem agarra as oportunidades que a vida concede.
É quem faz da adversidade, combustível para dizer: “Agora eu vou e ninguém me segura!”
Assim como na fantasia, também existem os inimigos. Eles fazem tudo que é possível para estragar a vida das pessoas de bem. Mas no fim da batalha, mesmo que demore, mesmo que haja sofrimento, mesmo que ninguém mais acredite, quem volta vivo da batalha é sempre o herói.
Na vida real, falsos heróis perdem as máscaras!
Valorize-se mais! Somos seres humanos e jamais super-fracassados. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. E isso é normal!
Todos nós tivemos sonhos que se concretizaram ou não. Eu quis ser jogador de futebol profissional, cantar para multidões, mas o máximo que consegui foi jogar e cantar entre amigos. Vou me martirizar por isso? Eu optei pelo não! Você tem o livre arbítrio.
Em compensação, muitas outras coisas surgiram e eu sequer sonhava ou esperava. E o mais importante é que me fizeram, fazem e espero que continuem me fazendo feliz. Exemplo disso é a minha carreira como docente e palestrante.
Quando chego em casa e recebo um abraço da minha filha, eu sinto que ela me vê como um herói e isso me mostra que eu preciso continuar zelando pela paz na minha Sala da Justiça.

Quando alguém pede perdão, é porque torce para que ainda haja uma oportunidade.
Quando alguém perdoa, confirma que a oportunidade ainda está lá!


Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

Nenhum comentário: