quinta-feira, 9 de junho de 2011

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?

Olá Amigo (a) leitor (a),
Quero mais uma vez agradecer à você que acompanha nosso blog. Recebi muitos e-mails de pessoas que se identificaram com o artigo da semana passada... Muito obrigado!

Nesta semana, quero trazer parte de uma palestra do Educador, Filósofo e Palestrante Mário Sérgio Cortella.
E o assunto é: Você sabe com quem está falando?
Você conhece alguém que costuma falar assim? Tem gente que sequer admite ser travado na porta giratória da agência bancária!
O que é que você responderia se alguém lhe dissesse isso?
Vamos refletir!
O que é um ser humano?
Aristóteles disse no séc. IV a.C. que o Homem é um animal racional. Usamos isso até hoje. Fernando Pessoa tem outra definição: “O Homem é um cadáver adiado”;
A ciência acredita que nós estamos num Universo que tem provavelmente um formato cilíndrico, em função da curvatura do Espaço e que é (muito provavelmente) um dos Universos possíveis. Esse Universo teria surgido a 15 bilhões de anos, originado de uma grande explosão, que muitos conhecem como “Big Bang”.
Esse cilindro era como se fosse uma mola comprimida entre seus dedos com muita força e que de repente é solta... Ela expande com muita força jogando energia. Esse é o nosso Universo, que continua em expansão. Basta olhar para o céu e ver que ao longo dos anos ele nunca é o mesmo.
E nesta expansão aceleradíssima de matéria e energia que se concentraram no que chamamos de estrelas e estas estrelas por sua vez, se agruparam no que chamamos de Galáxias.
A Ciência calcula que no nosso Universo haja por volta de 200 bilhões de Galáxias. Uma dessas Galáxias é a nossa, a Via Láctea, que não é tão grande assim, afinal, ela tem aproximadamente 100 bilhões de Estrelas.
Uma dessas Estrelas é a nossa: o Sol.
Em volta da Estrela “Sol” giram massas planetárias sem luz própria. A terceira delas a partir do Sol é a Terra.
Então o que é a Terra?
A Terra é um Planetinha que gira em torno do Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis.
Vejam como nós somos importantes!
Tem pessoas que pensam que Deus fez tudo isso só para que elas existissem.
Imagina se fossemos fazer uma análise de custo-benefício... Todos esses Universos, Galáxias, Estrelas e Planetas só para que nós existíssemos aqui na Terra. E ainda tem gente que pensa ainda pior, pois acha que Deus fez tudo isso para elas, com o dinheiro que elas detêm, o sotaque que elas usam, a religião que elas praticam, o cargo que elas ocupam numa Empresa, a cor da pele que elas têm, etc...
A Ciência também sabe que neste nosso Planeta tem o que chamamos de Vida (será que só tem vida aqui?). Esta mesma Ciência calcula que existam 30 milhões de espécies diferentes vivendo aqui, mas até agora só classificou cerca de 3 milhões. Uma dessas espécies é a nossa, o Homo Sapiens.
Então vamos lá! A nossa espécie é uma entre 3 milhões já classificadas, que vivem num Planeta que gira em torno da Estrela Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis.
Essa espécie, em 2011 tem aproximadamente 6 bilhões e 800 milhões de indivíduos. Um deles é você!
Então vamos lá! Quem é você?
É um indivíduo entre outros 6,8 bilhões de seres humanos que compõem uma única espécie entre outras 3 milhões já classificadas, que vivem num Planeta que gira em torno da Estrela Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis.
Então quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu para achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço, que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci, que a minha religião é a melhor de todas, que o meu sotaque é o correto, etc..
Quem és tu?
Tu és o vice-treco do sub-troço!
Por isso que agora, todas as vezes que alguém chega até mim e me pergunta “Você sabe com quem está falando?” eu respondo “Você tem tempo? Senta aqui que vou tentar explicar com quem estou falando!”

Até a próxima!
Abraços, saúde e sucesso!

Fabio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

Nenhum comentário: