quinta-feira, 16 de junho de 2011

TER SUCESSO OU SER FELIZ?

Amigo (a) leitor (a),

Pesquisando e estudando novos temas para abordar em minhas palestras, encontrei um material rico para a reflexão desta semana.
Através de um áudio livro do escritor e palestrante Roberto Shinyashiki, onde ele faz uma síntese de várias das suas obras, pude refletir sobre coisas que realmente proporcionam (ou não) qualidade para nossa vida.
As pessoas vivem cada vez mais isoladamente, cada vez mais individualistas, ceifando seus sonhos, comprando o que não precisam, com o dinheiro que muitas vezes não possuem, às vezes para mostrar principalmente para quem não gostam.
É relativamente fácil, nos tempos atuais, ter sucesso na vida. Você acha que não? Uma pessoa pode ficar famosa simplesmente por ter sido vítima de bullying na faculdade, pode ficar famosa por uma música boa ou horrível, por fazer um protesto sem roupas, por ser ex-participante de reality show, por ser amante de um jogador de futebol ou até mesmo por grandes obras ou méritos.
Mas o fato de obterem sucesso, notoriedade, publicidade e forte exposição, torna essas pessoas realmente felizes? Você acha que sim ou não?
Pois é! Compartilho do pensamento de Shinyashiki e também acredito que o verdadeiro sucesso da vida está em ser feliz! O ser acima do ter!
Precisamos viver de tal forma que quando estivermos completando esta nossa jornada, possamos olhar para trás e dizer que valeu a pena! Que foi muito bom ter vivido!
Mas isso é raro. Pessoas em estado terminal internadas numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um Hospital, desesperam-se ao perceberem que estão morrendo e imploram (enquanto ainda conscientes) ao seu médico que não os deixe morrer. Desabafam que precisam de mais tempo para tentar ser feliz.
Numa hora dessas, é praticamente impossível ouvir alguém reclamando que se arrepende de não ter investido seu dinheiro na Vale do Rio Doce, ou então, que trocariam tudo, se possível, por uma última oportunidade para ir brigar com um inimigo.
É nessas horas que as pessoas percebem que não foram felizes por pura e absoluta falta de atitude e coragem. Não para serem mais brigões, mas sim para terem expressado e vivido intensamente seus amores, suas emoções e seus sonhos.
Quantas pessoas dizem “Quando eu me aposentar, vou começar a fazer o que eu realmente gosto!”, ou então, aquela senhorinha aos 80 anos exclama “Agora que aquela mulher que roubou meu marido morreu, vou viver em paz!”. Viver em paz só a partir dos 80 anos?
Quando a hora da morte realmente está batendo à porta, são basicamente 03 os motivos do arrependimento das pessoas.
O primeiro motivo é em relação ao Amor, sobretudo de 02 formas diferentes. A primeira forma em relação ao amor é quando um homem ou uma mulher percebem que viveram a vida inteira ao lado de quem não era ou nunca foi o seu amor de verdade. Pessoas que se submeteram a viver com alguém sem amar verdadeiramente. A segunda forma em relação ao amor está nos casos onde a pessoa conseguiu viver a vida toda ao lado de quem realmente era o grande amor da sua vida, porém, não conseguiu viver a plenitude deste amor ou então não demonstrou todo seu sentimento. Mulheres que sofrem na hora da morte dizendo “Doutor, a alegria do meu marido era ir jogar ou assistir futebol e eu nunca entendi isso e brigava muito com ele. Eu poderia fazer outras coisas nessas horas, ir ao shopping, ir ver minha família, brincar com meus filhos ou até mesmo descansar. Quanto tempo perdido, quanta briga à toa!”. Alguns homens também se desesperam e afirmam quando estão morrendo “Sabe doutor, a felicidade da minha mulher era me fazer feliz, mas eu sempre fui durão. Quando ela me pedia alguma coisa, eu a deixava esperando uns dois ou três meses, só pra mostrar pra ela quem mandava lá em casa”.
Ainda sobre o Amor, quero também falar para àquelas pessoas que tem medo dele. O ruim do amor não está na infelicidade, mas sim, na mediocridade de fugir dele. Algumas pessoas fogem do amor. Nestes casos, o maior desafio que poderão ter é o de escolher o sabor da pizza no próximo sábado e o maior risco que estarão correndo é o de se apaixonarem pelo entregador da pizzaria.
Não fique esperando!
Viva o amor! Ame! Vá buscar seu amor onde você o esqueceu!

Na próxima semana, eu termino este artigo falando sobre os outros 02 motivos de maior arrependimento na hora da morte.
Até lá!
Abraços, saúde e sucesso (com felicidade)!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

Nenhum comentário: