quinta-feira, 23 de junho de 2011

TER SUCESSO OU SER FELIZ? - Parte II

Amigo (a) leitor (a),
Seja bem vindo você que já nos acompanha e também você que lê o nosso blog pela primeira vez!

Na semana passada, iniciei uma reflexão com base num áudio-livro do escritor e palestrante Roberto Shinyashiki e na expressão “Ter sucesso ou ser feliz?”. Essa primeira parte da conversa foi publicada aqui no blog da Turnover, no Norminha.net e no portal Administradores.com. A repercussão foi maravilhosa! Espero que nesta semana o resultado possa ser o mesmo.
Se você não acompanhou o início, sugiro que busque a edição anterior para poder tomar conhecimento de todo o conteúdo, e assim, ter melhor condição de montar a sua conclusão.
Lá eu finalizei abordando os três maiores motivos de arrependimento das pessoas na hora da morte.
O primeiro é o AMOR, especificando dois tipos de exigências do amor (amar a pessoa certa e amar na plenitude do sentimento).
O segundo motivo de grande arrependimento das pessoas na hora da morte está relacionado aos FILHOS. É comum ouvirmos de diversos tipos de profissionais “Sabe Fábio, eu tenho trabalhando tanto e me sinto culpado, pois não tenho tido tempo para curtir meus filhos”.
Quero falar para você que triste não é quando você está longe, trabalhando, viajando, pois nessa hora seus filhos estão estudando, estão brincando, estão vendo televisão, enfim, eles sabem que você está batalhando para uma vida melhor, mas também esperam que quando chegar, você mostre seu amor, você brinque, converse, etc.
Triste de verdade é quando você volta para sua casa, dá um “olá” formal para a sua família, abre a geladeira, pega uma lata de cerveja, pega o jornal e liga a televisão. Nessa hora, você mata a auto-estima dos seus filhos, pois você mostra que eles são menos importantes que uma lata de cerveja ou as notícias do jornal.
Quando você estiver no trabalho, dê 110% da sua atenção e dedicação, mas quando você estiver em casa, dê 120% de você para a sua família.
Todos nós procuramos lutar para deixar grandes heranças para os filhos, mas devemos lembrar que a maior e melhor herança que um filho pode receber de um pai, é a certeza de que é amado. E essa certeza, essa sensação, não se transmite comprando boneca Barbie, Vídeo Game ou viajando para a Disney. O importante é você transmitir essa sensação olhando-os nos olhos e dizendo o quanto você os ama.
Portanto, segue o conselho: Chegue na sua casa hoje a noite, dê muitos beijos em seus filhos. Só que pouco vai adiantar se você fizer isso só hoje, porque leu aqui, pensando “é... tem razão!” e depois voltar tudo ao normal. Coloque muito beijo e abraço na relação de vocês!
Tem pai que é tão durão, que se chegar em casa hoje, der um beijo no filho e dizer “eu te amo!” o filho vai estranhar e vai responder “Papai, não precisa se humilhar, eu vou buscar sua cerveja!”.
Mostre para seu filho que você mudou. Mostre que talvez você tenha sido muito duro nestes anos todos, mas que agora está disposto a curtir cada momento na vida de vocês.
São essas coisas importantes que definem a sua qualidade de vida.
A terceira coisa que as pessoas mais se arrependem na hora da morte é de não terem ido atrás dos seus SONHOS. Pessoas dizem “Ah Doutor, eu fiquei cuidando da fazendo do meu pai, mas eu não queria, eu odiava vaca, odiava criação... eu queria ser Advogado!”.
Então agora quero falar para você que esqueceu seus sonhos em algum lugar. Corra atrás dos seus sonhos!
Apesar de talvez você ter uma carreira bem sucedida numa profissão que não é a sua verdadeira paixão, tenha coragem de ousar, de arriscar, de batalhar pelos seus sonhos.
Se olharmos à nossa volta e prestarmos especial atenção, veremos que uma boa parte dos problemas dos brasileiros é que ele deixou de sonhar. Quando as pessoas param de sonhar, elas ficam vítimas fáceis das drogas e do desânimo. Param de batalhar pela vida.
Quando você tem um sonho grande, a maior parte das pessoas não vão te ajudar, pelo contrário, irão incentivá-lo a desistir.
Pague o preço pelo seu sonho. O preço às vezes pode ser trabalhar até mais tarde, estudar de madrugada, estudar aos finais de semana. Pague este preço! Lute!
Também existem pessoas que se arrastam e dizem “Mas eu não tenho nenhum sonho! Não tenho vontade de nada!”. Pessoas que vivem depressivas porque os filhos saíram de casa após o casamento, ou são recém-divorciadas, ou perderam um emprego cômodo. Sabe qual o melhor remédio para esse tipo de “problema”? Vá trabalhar numa enfermaria de crianças. Não basta ajudar dando R$10,00 de doação. Vá lá colocar a mão na massa. Vá olhar de perto crianças que não fizeram mal para ninguém, com tanto sofrimento nos olhos. Você dá uma sopinha na boca dessa criança e ganha um sorriso de agradecimento. Três manhãs que você ajuda nessa enfermaria... na quarta você sai de lá dizendo “Obrigado meu Deus! Perdoe-me por eu ter reclamado algum dia!”.
Construa sonhos, realize sonhos, batalhe pelos seus sonhos!
Saiba também que quando você cria a felicidade dos outros, você se sente feliz.
A felicidade é feita de coisas simples!
Algumas pessoas neste ponto da leitura poderão estar se perguntando “Fábio, tudo bem! Mas por onde eu começo essa mudança?”. Comece por você, pois a sua vida muda quando você muda. Sua vida não vai mudar quando o governo mudar, a empresa mudar, seu casamento mudar, etc. Você é que tem que tomar essa decisão. Se eu quero que algo aconteça diferente, eu tenho que agir de um jeito diferente.
Não adianta uma pessoa olhar para o espelho, não gostar do rosto refletido e querer quebrar o espelho. Ele só reflete sua imagem. Mude seu rosto, mude você!
No meio das tempestades, sempre surgem oportunidades. Neste momento, muitas pessoas pensam que estamos passando por tempestades, sejam em forma de crise financeira, crise emocional, falta de empregos, falta disso ou daquilo.
Agarre as suas oportunidades!
No Japão as pessoas dizem que a Deusa da oportunidade tem cabelos na testa e é careca atrás, então a gente tem que pegar a Deusa quando ela vem, pois depois que ela passa não tem onde segurar.
Para finalizar, não esqueça o mais importante da vida. Algumas pessoas podem achar brega, mas para mim é o mais importante. Viver não é acumular números na conta bancária, bens na declaração de IR, mas sim, viver é realizar da melhor forma possível o meu compromisso com Deus. Eu sou uma pessoa que rezo bastante e uma das coisas que sempre peço é que Ele me conceda a sua luz para que eu possa continuar realizando meu trabalho, minha missão e meu compromisso.
É bem provável que o cara feliz não seja aquele que tem carro importado, roupa de grife e apartamento na praia. O cara feliz muito provavelmente é aquele que trabalha pesado no seu dia a dia, chega a noite em casa, vive um ambiente amoroso e saudável com sua família e quando, cansado, deita sua cabeça no travesseiro, quase que pode ouvir do seu Criador “Obrigado meu filho por continuar a minha criação!”.
Não esqueça isso. O sucesso é importante, mas certamente é muito mais fácil ter sucesso do que ser feliz. O mais importante é que a gente tenha o sucesso com felicidade, com sentido da vida!
Por tudo isso, não apenas leia este texto. Coloque em ação!
Saiba que eu torço para que você seja sempre muito feliz e que realize todos os seus sonhos!

Abraços, saúde e sucesso (com felicidade)!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

2 comentários:

Cinthia disse...

Como sempre seu texto está espetacular.

Anônimo disse...

Como sempre seu texto está espetacular. Sou sua fã