segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Dicas para dar um SHOW no ATENDIMENTO

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo, fará coisas admiráveis”

1. Crie um ambiente favorável para receber o cliente e deixá-lo à vontade, evitando pressões desnecessárias – Construa, na percepção do cliente, a possibilidade de ele se sentir dono de sua empresa e produtos. Essa é uma grande oportunidade para você mostrar que não está preocupado com seu “bolso”, mas sim com seu bem-estar.

2. Receba o cliente com um sorriso sincero, pois esse é o seu maior cartão de visita – Quando você recebe o cliente com um sorriso espontâneo, as portas para o relacionamento se abrem.

3. Prepare uma surpresa para o fim do atendimento. Pode ser um brinde, um cartão de agradecimento ou, até mesmo, um obrigado caloroso e agradável – Fuja do igual, saia da média, olhe para frente e invista no relacionamento. Fala-se muito da primeira impressão no atendimento, mas, na realidade, a última é a que fica. Então, aproveite para encantar o cliente usando sua criatividade.

4. Evite falar sobre seus produtos/serviços antes de conhecer as necessidades do cliente. Primeiro, identifique o que ele está buscando e, depois, ofereça soluções personalizadas – Prepare algumas perguntas abertas para saber exatamente o que o cliente está buscando sem fazer um interrogatório, mas mostrando profissionalismo, conhecimento e, principalmente, procurando conhecer suas necessidades e anseios.

5. Passe confiança na voz, gestos e conhecimento de seu produto, porque é isso que vai diferenciar você da concorrência – A serenidade na hora de conduzir as respostas para os clientes transmitem sensibilidade com suas necessidades. Pesquisas mostram que 93% da venda está na comunicação não verbal, ou seja, 55% na postura, 38% na qualidade da voz e 7% nas palavras.

6. Retorne todas as ligações e e-mails, no máximo, em 24 horas, pois isso demonstra agilidade e profissionalismo – O cliente está ansioso, com pouco tempo, é exigente e percebe facilmente as diferenças entre um atendimento e outro. Portanto, use a seu favor os benefícios intangíveis, como: flexibilidade, atenção, solução, praticidade e confiança.


Lições aprendidas no convívio com os clientes.

1. Os clientes e o mercado – Segmento algum de mercado é de fácil conquista. Eles são cruéis, desleais e jamais reconhecem os sucessos do passado. Por isso é que se diz que o passado não garante o mercado de agora.

2.
A importância dos clientes – Conheço empresas e produtos que acham que são importantes para os clientes. O que não percebem é que nunca serão tão importantes para os clientes e que deveriam descobrir o quanto os clientes são importantes para eles.

3. O sucesso e os clientes – A receita para o sucesso nos negócios é simples: trate todos os seus clientes como convidados especiais e seus colaboradores como amigos do dia a dia.


Crie riqueza:

Como aprender a criar riqueza seguindo os desejos do coração e transformar em realidade seu destino de uma maneira emocionante e divertida? O consultor Tod Barnhart pensou nisso e organizou uma fórmula em cinco passos chamada de Os 5 Ds da prosperidade, confira:

1.
Descobrir – Descubra quem você é realmente, o que o motiva, quais são suas necessidades e valores, onde gostaria de passar a maior parte de seu tempo e, principalmente, qual é a coisa mais importante para você.

2.
Devanear (sonhar) – O segredo da riqueza é nunca ter medo de se arriscar. Transforme seus sonhos em necessidades. Solte a imaginação e sonhe – esse é o primeiro passo para realizar tudo o que anseia.

3. Decidir – Nada tem mais poder que uma decisão bem tomada. Quanto mais difíceis às decisões, maior é o impacto em nossas vidas.

4. Dar execução – Coloque em prática planos e ações específicos que o levem na direção de seus sonhos. O porquê vem em primeiro lugar e, o como, depois.

5. Dirigir – Elabore seu próprio código pessoal de conduta e o considere como um instrumento de autoavaliação.


Bon$ negócio$

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