Amigo(a) leitor(a),
Uma vez eu li uma frase que dizia “Se você
está se sentindo sozinho(a), abandonado(a), achando que ninguém liga para você...
Atrase um pagamento”.
É uma realidade, não é mesmo?!
Porque praticamente nenhuma empresa liga para
seus melhores pagadores para agradecê-los ou valorizá-los por isso?
É comum quando estou numa consultoria, peço
para o dono da empresa ou da loja me mostrar o cadastro de clientes e ele me
responde que só tem o cadastro do crediário, ou seja, ele só conhece quem paga
parcelado ou quem não paga. Quem paga a vista ele não tem no cadastro! Não sabe
onde mora! Não conhece os gostos! Não tem sequer como ligar e dizer “volte a comprar, nós temos novidades!”.
Esse é um dos grandes dilemas da humanidade.
É costume do ser humano lembrar pessoas que
devem, que não fazem, que não vieram, que erraram, que esqueceram, que
decepcionaram, enfim.
Por acaso, você já recebeu alguma ligação da
empresa de energia elétrica, telefonia, plano de saúde, do seu Banco, da loja
onde você compra roupas ou do posto de gasolina dizendo “Obrigado por ser um ótimo cliente e fazer sua parte”? Provavelmente
não.
Em algumas festas de empresa, o patrão
costuma dar mais importância para a lista dos ausentes do que valorizar os que
vieram. Ele quer a cabeça de alguém! Ingratos!
Não se valoriza devidamente quem acerta!
Tudo que se faz de bom, muitas vezes se perde
por um ato falho.
Um trabalhador cumpre sua jornada
impecavelmente durante anos, sem receber méritos, agradecimentos, sequer um sorriso
de seus superiores, porém, quando falha, é repreendido severamente pelo maior
número possível de pessoas.
Algumas pessoas dizem que não elogiam porque
vão “estragar” o outro. Oras, e quando esse outro erra, criticá-lo vai
“melhorá-lo”?
Eu costumo brincar com minha esposa e minha
mãe sobre esse assunto. Algumas vezes que não escrevo a coluna e reproduzo
textos de outros autores, elas sempre reclamam, dizem que gostam de ler quando
eu mesmo escrevo, enfim, me cobram. Quando eu escrevo algo que não fica tão
bom, elas também apontam. Mas quando eu escrevo e elas gostam, não me falam
nada! Eu preciso perguntar “e aí,
gostaram do texto desta semana?”.
Você, Gestor de pessoas, não espere para dar
os méritos para quem os merece.
Não mine a autoestima de seus colaboradores
achando que “jogar confete” vai estragá-los. Muito pelo contrário! É como dizer
“você está no caminho certo e eu aprovo!”.
Não se trata de mimar. Isso não faz bem a
ninguém, nem mesmo ao mimado.
Cabe aqui citar mais uma vez uma frase que eu
gosto muito e carrego sempre comigo, que também quero dedicar a todos que
exercem cargos de liderança, que gerenciam pessoas, que cuidam de seres
humanos, que são pais, mães, avós, enfim, para todo mundo “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito” (carta
de Laudicéia, citada no Apocalipse).
O pior companheiro é o que não ri nem chora.
O pior jogo é o zero a zero.
A pior palavra é a que não vem seguida de
nenhuma expressão facial.
O pior para quem é liderado é não saber se
está sendo observado por admiração ou desconfiança.
O pior para quem quer uma resposta é a
esmagadora ansiedade da espera.
O pior fracasso é o fracasso do meio termo.
Se você
gostou desse texto, envie-o para outras pessoas. Dê sua opinião!
Se você
não gostou desse texto, escreva para mim e faça seu comentário.
Abraços, saúde e sucesso!
FÁBIO R. LAIS
fabio_lais@hotmail.com
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