segunda-feira, 16 de abril de 2012

FAÇA VALER A PENA


Amigo(a) leitor(a),
No último dia 14 de Abril realizamos o 3º Workshop “Liderança Rumo ao Topo” de 2012. Mais uma vez estivemos voltados para debater a Liderança nos tempos atuais.
Entre tantos conceitos que foram abordados neste Workshop, destaquei um para compartilhar com vocês que me acompanham aqui no Blog.
Se você tiver interesse em levar esse ou outros treinamentos para a sua Empresa ou Cidade, entre em contato conosco.

FAÇA VALER A PENA
Em plena 2ª Guerra Mundial, um pelotão inteiro foi destacado para resgatar um único soldado, pois ele já havia perdido seus três irmãos na guerra.
Em determinado momento os soldados que integram o pelotão passam a questionar porque vários soldados devem arriscar as suas vidas por apenas um homem. Alguns morrem pelo caminho até que, em meio a uma importante batalha para proteger uma ponte estratégica para o fracasso alemão, conseguem encontrar o soldado Ryan que é comunicado sobre a morte de seus irmãos e que irá para casa.
O Capitão do Pelotão de Resgate, John Miller, decide ficar com seus homens para ajudar a proteger a ponte, e durante a batalha praticamente todos do Pelotão de Resgate morrem, inclusive o Capitão, que antes de morrer puxa o soldado Ryan para perto e diz:
- Faça Valer a Pena!

Em liderança, não é necessário chegar ao ponto de morrer pelas pessoas para demonstrar nosso respeito, cuidado e interesse por elas. De fato, é bem menos que isso. As pessoas apenas esperam que isso aconteça por meio de atitudes simples como encontrar um pouco mais de tempo para ouvi-las, tratando-as com o devido respeito e importância; elas esperam que trabalhemos no sentido de aumentar a confiança e diminuir o controle, servindo-as, ajudando-as, influenciando-as para o bem e atendendo suas reais necessidades. Como você pode ver, não é necessário morrer por elas, mas viver para elas por meio de atitudes que demonstrem nosso genuíno interesse em suas vidas.
As pessoas não trabalham para a organização, mas para o seu líder, portanto, elas se empenharão em dar o seu melhor na medida em que perceberem que este líder também o faz. É o seu exemplo como líder e ser humano que levará as pessoas a decidir por um uma vida que realmente vale a pena ser vivida, dentro e fora do trabalho.
Portanto, faça sua liderança valer a pena: Seja alguém comprometido com os resultados, mas, acima de tudo, comprometa-se com o ser humano. Sirva as pessoas com amor, caráter e integridade, evitando o uso de poder e influência para servir seus próprios interesses. Não se preocupe com honra pessoal, mas esteja atento às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Viva uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; persiga objetivos e resultados legítimos, porque em suas mãos está a oportunidade de construir um futuro melhor.
Seu legado não será determinado pelos bens que deixou, pelas organizações que liderou, pelos recordes que estabeleceu ou pelos produtos que desenvolveu, mas pelas vidas que influenciou.

Abraços, saúde e sucesso!

FÁBIO R. LAIS

Nenhum comentário: