segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
FELIZ 2010!!!
No final de 2009, fui convidado por um dos Diretores de uma empresa que é minha cliente, para palestrar para todos os seus funcionários, na confraternização de fim de ano.
Preparei o conteúdo com muito carinho. Preocupei-me em não abordar assuntos do ambiente de trabalho, rotinas do dia à dia, sem falar como será o novo mercado ou como deve ser o perfil do profissional do futoro, nem tampouco, alguma "lavagem cerebral" que alguns profissionais utilizam para "motivar" equipes. Busquei tocar em pontos que pudéssem ser comuns à todos, que fossem úteis em todos os dias, dentro e fora da empresa, por colaboradores e seus familiares.
Abaixo, quero resumir e compartilhar com os leitores do nosso blog as principais abordagens dessa palestra:
Não seria justo e correto da minha parte, iniciar a palestra dizendo que minha intenção era motivar todos os presentes. Por isso, esclareci que sou um palestrante que aborda motivação em todos os eventos por onde passa, porém, que não sou motivado. Todos os dias tenho que fazer uma escolha ao acordar: Ser feliz ou infeliz! Ver torres caindo ou muros se abrindo!
E foi com esta comparação que tentei gravar essa idéia... Como cada um vê o mundo? Prefere ver o lado ruim ou o melhor de tudo e de todos? Que datas você grava? Que pensamentos ocupam a sua mente na maior parte do tempo?
Esperar que o governo, o patrão, a esposa, o marido, os pais ou Deus nos motive, é errado! Ninguém tem essa responsabilidade, a não ser, nós mesmos! Deus certamente ficará muito triste se quisermos ficar no chão, mas ele é tão bom e respeita tanto a nossa liberdade e nosso livre arbítrio, que permite que lá fiquemos se for a nossa vontade!
Temos dificuldades e é nessas horas que devemos utilizar o Princípio da Semente: quando caímos ou somos derrubados, muitas vezes ainda sofremos golpes piores (jogam terra sobre nós!). E qual é o maior e melhor favor que se pode fazer a uma semente? Terra, muita terra, muito adubo!
Todos nascemos para ser árvores de setenta, oitenta metros. Deus também respeitará se você quiser ser uma arvorezinha, pequenina, um bonsai. Qual é o seu tamanho?
O que faz a diferença entre empresas iguais, porém, com resultados diferentes, é GENTE!
Faça tudo bem feito!
Ajude seu colega de trabalho! Nas tarefas ou quando ele estiver carregando algo pesado.
Valorize tudo e TODOS que você tem!
Esqueça as mágoas e remorsos do ontem...
Não perca tempo com as dúvidas ou ansiedades do amanhã...
Viva o HOJE!
Pratique atividades físicas, mesmo que esteja fora de forma. Mexa seu corpo. Baseie toda ou a maior parte da sua alimentação de forma saudável!
Tenha uma vida equilibrada... Cuide com carinho do seu salário!
Fuja dos colegas (da empresa e fora dela) que sugam suas energias, que negativizam tudo o que você fala e pensa, que diz que você está sempre errado e que aconselha tudo o que leva uma pessoa ao fracasso. Fuja!
Tenha uma religião, seja ela qual for, procure algo em que você acredite. Num avião lotado de ateus, se as turbinas falharem e ele cair, a última palavra que será ouvida na caixa preta será “Meu Deus!”.
Tenha e PRATIQUE atitudes vencedoras: meta, estratégia, visão, foco, planejamento, velocidade, agilidade, determinação e confiança. “Boi lerdo bebe água suja!”.
Aprenda a comemorar suas vitórias, mesmo que com guaraná e bolacha de maisena! Comemore vitórias, alegrias, boas notícias, bons momentos... Eternize esses momentos e essas sensações!
Lembre-se do HUMOR. Não é ser um piadista ou ficar tirando sarro dos colegas e sim, observar o lado mais colorido das coisas, sorrir, dizer coisas alegres. Pense!
Todos os dias temos muitos motivos para explodir: é o carrinho do mercado que puxa a rodinha para a direita, é a sua vaga ocupada no estacionamento, é o fato de ter que sentar de costas no restaurante ou atém mesmo, quando lhe roubam o melhor pedaço do almoço enquanto você foi buscar o refrigerante para todos, porém, você pode escolher antes. Ser feliz ou infeliz? Continuar em paz ou acabar com o momento? Viver bem ou começar a criar seu novo “bichinho de estimação” (úlcera)?
A maior doença da atualidade é a Amargura. Ela causa câncer, favorece a diabetes, traz psoríase, herpes, seborréia e também MATA! A AMARGURA é o pior mal dos últimos anos. Na Bíblia encontra-se fundamento para esse pensamento: “Não deixe que nenhuma amargura brote em seu coração, pois ela contamina você e você contamina todas as pessoas que vivem com você” (Hebreus 12:15). “Quando meu coração se azedou, senti picadas no meu Rim” (Salmos 73:21). “O coração alegre é bom remédio para o corpo, mas a tristeza na alma acaba com a saúde do ser humano” (Provérbios 17:22).
Qual a solução? PERDOE! Perdoe quem te feriu, quem te magoou, quem estragou seu casamento, seu namoro, quem lhe tirou uma vaga de emprego... Perdoe! Perdoe também a si mesmo por aquilo que fez ou por aquilo que não teve coragem de fazer!
Não se apaixone pelos seus problemas. Quando alguém quiser lhe ajudar, permita! Se você quiser ajudar alguém que não quer ajuda, afaste-se!
Tenha gratidão pelos seus pais. Saiba que todo idoso reclama de dores, de esquecimento, são impacientes, comem lentamente, dormem menos, querem atenção, entre tantas outras coisas! Mas responda: Quando éramos nós que praticávamos exatamente estas mesmas atitudes durante nossa infância, quem cuidou de nós? Uma mãe só dorme quando o filho volta pra casa!
Viva intensamente! E se você não estiver aqui para ler o jornal do próximo domingo ou o meu próximo artigo? Vale a pena perder tempo? Economizar-se? Para que? Para quem? Viva!
Divirta-se muito!
Elogie sempre as mulheres, sempre! Elas são realmente especiais!
Lembrem-se também do melhor exemplo de ser humano, colaborador e líder que já se viu e ouviu: Jesus! Não abordo aqui o aspecto religioso e sim, apenas o humano. Leia, procure saber mais! Não houve na história da humanidade um outro homem que tantos muros abriu, que tantas torres evitou desabar, que tão bem soube utilizar o princípio da semente.
Use o coração! A mente e o coração ficam muito próximos fisicamente, mas a maioria de nós, vive a vida inteira e não consegue completar este caminho. Use o coração, pois nem sempre a nossa mente acertará. Nossos concorrentes poderão ultrapassar nossas ações e estratégias, porém, jamais alcançarão aquilo que fizermos com o coração!
Exerça a sua capacidade de amar!
Feliz Ano Novo!
Dias melhores em 2010!
Saúde e sucesso!
Fábio R. Lais
Turnover Consultoria, Treinamentos & Hunting
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário