quinta-feira, 19 de abril de 2012

FLASH'S

No último sábado, 14 de Abril, foi realizado o 3º Workshop "Liderança Rumo ao Topo", com Prof. Fábio Lais. Durante 08 horas, os participantes foram submetidos à uma enorme quantidade de conceitos modernos sobre Liderança. Puderam ver e ouvir técnicas de como reposicionarem o comando de suas equipes.
Ao final, puderam efetuar um objetivo planejamento de Gestão para aplicação imediata em suas Empresas.
Abaixo, seguem alguns momentos.




segunda-feira, 16 de abril de 2012

FAÇA VALER A PENA


Amigo(a) leitor(a),
No último dia 14 de Abril realizamos o 3º Workshop “Liderança Rumo ao Topo” de 2012. Mais uma vez estivemos voltados para debater a Liderança nos tempos atuais.
Entre tantos conceitos que foram abordados neste Workshop, destaquei um para compartilhar com vocês que me acompanham aqui no Blog.
Se você tiver interesse em levar esse ou outros treinamentos para a sua Empresa ou Cidade, entre em contato conosco.

FAÇA VALER A PENA
Em plena 2ª Guerra Mundial, um pelotão inteiro foi destacado para resgatar um único soldado, pois ele já havia perdido seus três irmãos na guerra.
Em determinado momento os soldados que integram o pelotão passam a questionar porque vários soldados devem arriscar as suas vidas por apenas um homem. Alguns morrem pelo caminho até que, em meio a uma importante batalha para proteger uma ponte estratégica para o fracasso alemão, conseguem encontrar o soldado Ryan que é comunicado sobre a morte de seus irmãos e que irá para casa.
O Capitão do Pelotão de Resgate, John Miller, decide ficar com seus homens para ajudar a proteger a ponte, e durante a batalha praticamente todos do Pelotão de Resgate morrem, inclusive o Capitão, que antes de morrer puxa o soldado Ryan para perto e diz:
- Faça Valer a Pena!

Em liderança, não é necessário chegar ao ponto de morrer pelas pessoas para demonstrar nosso respeito, cuidado e interesse por elas. De fato, é bem menos que isso. As pessoas apenas esperam que isso aconteça por meio de atitudes simples como encontrar um pouco mais de tempo para ouvi-las, tratando-as com o devido respeito e importância; elas esperam que trabalhemos no sentido de aumentar a confiança e diminuir o controle, servindo-as, ajudando-as, influenciando-as para o bem e atendendo suas reais necessidades. Como você pode ver, não é necessário morrer por elas, mas viver para elas por meio de atitudes que demonstrem nosso genuíno interesse em suas vidas.
As pessoas não trabalham para a organização, mas para o seu líder, portanto, elas se empenharão em dar o seu melhor na medida em que perceberem que este líder também o faz. É o seu exemplo como líder e ser humano que levará as pessoas a decidir por um uma vida que realmente vale a pena ser vivida, dentro e fora do trabalho.
Portanto, faça sua liderança valer a pena: Seja alguém comprometido com os resultados, mas, acima de tudo, comprometa-se com o ser humano. Sirva as pessoas com amor, caráter e integridade, evitando o uso de poder e influência para servir seus próprios interesses. Não se preocupe com honra pessoal, mas esteja atento às necessidades daqueles que estão ao seu redor. Viva uma vida com sentido, propósito e equilíbrio; persiga objetivos e resultados legítimos, porque em suas mãos está a oportunidade de construir um futuro melhor.
Seu legado não será determinado pelos bens que deixou, pelas organizações que liderou, pelos recordes que estabeleceu ou pelos produtos que desenvolveu, mas pelas vidas que influenciou.

Abraços, saúde e sucesso!

FÁBIO R. LAIS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MÉRITO A QUEM MERECE


Amigo(a) leitor(a),
Uma vez eu li uma frase que dizia “Se você está se sentindo sozinho(a), abandonado(a), achando que ninguém liga para você... Atrase um pagamento”.
É uma realidade, não é mesmo?!
Porque praticamente nenhuma empresa liga para seus melhores pagadores para agradecê-los ou valorizá-los por isso?
É comum quando estou numa consultoria, peço para o dono da empresa ou da loja me mostrar o cadastro de clientes e ele me responde que só tem o cadastro do crediário, ou seja, ele só conhece quem paga parcelado ou quem não paga. Quem paga a vista ele não tem no cadastro! Não sabe onde mora! Não conhece os gostos! Não tem sequer como ligar e dizer “volte a comprar, nós temos novidades!”.
Esse é um dos grandes dilemas da humanidade.
É costume do ser humano lembrar pessoas que devem, que não fazem, que não vieram, que erraram, que esqueceram, que decepcionaram, enfim.
Por acaso, você já recebeu alguma ligação da empresa de energia elétrica, telefonia, plano de saúde, do seu Banco, da loja onde você compra roupas ou do posto de gasolina dizendo “Obrigado por ser um ótimo cliente e fazer sua parte”? Provavelmente não.
Em algumas festas de empresa, o patrão costuma dar mais importância para a lista dos ausentes do que valorizar os que vieram. Ele quer a cabeça de alguém! Ingratos!
Não se valoriza devidamente quem acerta!
Tudo que se faz de bom, muitas vezes se perde por um ato falho.
Um trabalhador cumpre sua jornada impecavelmente durante anos, sem receber méritos, agradecimentos, sequer um sorriso de seus superiores, porém, quando falha, é repreendido severamente pelo maior número possível de pessoas.
Algumas pessoas dizem que não elogiam porque vão “estragar” o outro. Oras, e quando esse outro erra, criticá-lo vai “melhorá-lo”?
Eu costumo brincar com minha esposa e minha mãe sobre esse assunto. Algumas vezes que não escrevo a coluna e reproduzo textos de outros autores, elas sempre reclamam, dizem que gostam de ler quando eu mesmo escrevo, enfim, me cobram. Quando eu escrevo algo que não fica tão bom, elas também apontam. Mas quando eu escrevo e elas gostam, não me falam nada! Eu preciso perguntar “e aí, gostaram do texto desta semana?”.
Você, Gestor de pessoas, não espere para dar os méritos para quem os merece.
Não mine a autoestima de seus colaboradores achando que “jogar confete” vai estragá-los. Muito pelo contrário! É como dizer “você está no caminho certo e eu aprovo!”.
Não se trata de mimar. Isso não faz bem a ninguém, nem mesmo ao mimado.
Trata-se de dar mérito a quem o faz por merecer.


Cabe aqui citar mais uma vez uma frase que eu gosto muito e carrego sempre comigo, que também quero dedicar a todos que exercem cargos de liderança, que gerenciam pessoas, que cuidam de seres humanos, que são pais, mães, avós, enfim, para todo mundo “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito” (carta de Laudicéia, citada no Apocalipse).
O pior companheiro é o que não ri nem chora.
O pior jogo é o zero a zero.
A pior palavra é a que não vem seguida de nenhuma expressão facial.
O pior para quem é liderado é não saber se está sendo observado por admiração ou desconfiança.
O pior para quem quer uma resposta é a esmagadora ansiedade da espera.
O pior fracasso é o fracasso do meio termo.


Se você gostou desse texto, envie-o para outras pessoas. Dê sua opinião!
Se você não gostou desse texto, escreva para mim e faça seu comentário.


Abraços, saúde e sucesso!


FÁBIO R. LAIS
fabio_lais@hotmail.com