quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FELIZ 2012!

Está quase na hora de estourar a última champagne de 2011.
Em poucas horas já estaremos começando 2012.
Você já percebeu que quando vai mudar de casa, antes de ir embora costumamos dar uma última olhada, mesmo com a casa vazia, já sem barulho, sem móveis e de preferência, sem ninguém, é quase que necessário dar uma última olhada em tudo. Passar mais uma vez por todos os quartos, salas, banheiros, cozinha, quintal...
É como um ritual de despedida, onde relembramos tudo que passamos ali, mas, principalmente, agradecemos por tudo que vivemos ali.
Nessa hora, normalmente não fazemos questão de lembrar os perrengues, apertos e apuros que por ventura passamos, mas sim, das alegrias, das festas, das confraternizações, das pessoas que ali nasceram, cresceram, viveram e até partiram.
Pois bem, onde eu quero chegar?
Você que já conhece um pouco do meu texto, da minha forma de ver, encarar e principalmente falar da vida, da qualidade da nossa vida, sempre metaforizando, contextualizando, afinal, eu realmente acredito que é possível compreender muito melhor a vida através desse princípio, desta vez quero dizer que podemos nos despedir de 2011 da mesma forma. Não só de 2011, mas fazer este exercício em todos os próximos trinta e uns de Dezembros que virão pela frente.
Se você deixar para hora da ceia, provavelmente não conseguirá tempo nem tampouco concentração adequada para isso e depois vai querer falar que este exercício não funciona.
É necessário tirar um tempo maior, mais reservado, mais sereno para poder caminhar mentalmente pelo ano que está se encerrando, em particular, o seu ano.
Tente se lembrar de tudo que passou. Se necessário, pegue a sua agenda para relembrar dia a dia o que fez (e/ou não fez).
Você progrediu em relação ao ano anterior? Cumpriu suas promessas?
Voltando à despedida, assim como na casa, passeie por 2011 com alegria, nostalgia e gratidão. Lembre do convívio em família, do trabalho que você desenvolveu, dos amigos novos (sem esquecer-se dos eternos amigos), das suas conquistas: uma casa nova, o carro novo, o emprego novo, a faculdade, a pós, o mestrado ou até o doutorado concluído, o bebê que chegou, o reajuste salarial, o novo computador, o celular que você queria, a cura ou o tratamento para uma doença, o casamento, o noivado, o começo de um namoro, a libertação de uma relação que só trazia tristezas, a viagem que você fez, uma nova chance, um recomeço, o fim de um vício, o início um novo e bom hábito, enfim, tudo o que você VIVEU nestes últimos doze meses.
Agradeça por tudo de bom que você recebeu!
Agradeça também pelas dificuldades que forjaram ainda mais a sua luta, a sua caminhada, o seu aprendizado!
Agradeça por quem sabe ter recebido mais do que mereceu!
Tenha paciência consigo, com os outros e principalmente com Deus. Ouvi esta frase do meu primo Rafael, que me confessou que ouve sempre da sua mãe, minha tia Rosane: “Deus não demora, Deus capricha!”
Na minha despedida de 2011, não vai faltar a reflexão sobre este espaço, onde posso escrever sobre temas diversos, sempre que possível com bom humor, levando um pouco de reflexão com leveza para os leitores. É isso que tentei fazer ao longo das 39 postagens de 2011 e que espero continuar fazendo em 2012, 2013, 2020...
Ter estado aqui durante este ano, acreditem, fez de mim uma pessoa melhor! Se pelo menos um, dos milhares de leitores do blog da Turnover gostaram de cada coluna, eu consegui fazer pelo menos 39 pessoas um pouco mais felizes ao longo deste ano. E você? Fez quantas pessoas sorrirem?
Agradeço a Deus por 2011! Agradeço a você leitor(a) pela companhia, respeito, liberdade e principalmente, por ser meu motivo para escrever todas as semanas.
DESPEÇA-SE COM ALEGRIA DE 2011!
FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2012!
TIN TIN!

Abraços, saúde e sucesso!
Fábio R. Lais

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!

Aos amigos, clientes e alunos da Turnover Consultoria, votos de Boas Festas, crendo que 2012 será um ano especial em nossas vidas!
Obrigado à todos vocês! Obrigado à você que esteve o ano todo conosco e também à você que passou raras vezes, mesmo que apenas para dizer um "olá"... O importante é saber que temos a amizade, o carinho e o respeito entre nós! O Espírito do Natal reforça este sentimento!

Muitos abraços, saúde e sucesso à todos!
Contem conosco ainda mais fortes em 2012!

Tin Tin!!!


Fábio R. Lais
Turnover Consultoria

- Clique na imagem para ampliar -

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

Amigo(a) leitor(a),
Na coluna desta edição, segue um texto extraído da internet (e de autor desconhecido) e que serve como uma luva para o tema “comunicação”.
Dentro de casa, dentro da empresa, em qualquer relação, a comunicação precisa ser efetiva e eficaz. Deve ser compreendida pelo receptor da mesma forma que o emissor quis transmitir.
É muito difícil se comunicar de forma assertiva. Principalmente fazer-se compreender.
Fazer rodeios, usar palavras rebuscadas, dizer que “o gato subiu no telhado”, nem sempre terão o mesmo efeito da objetividade, da transparência e, principalmente, do próprio exemplo.
Cuide da comunicação que você desenvolve na sua casa, no seu ambiente de trabalho, enfim, na sua vida.

AS MARCAS DE BATOM NO BANHEIRO
Numa escola pública no centro de Belo Horizonte, estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de quinze, dezesseis, dezessete anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom.
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram.
No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

Nunca mais apareceram marcas no espelho!


Moral da história:
Há professores e há educadores... Comunicar é sempre um desafio!
Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.


Por quê?
Porque a bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade.
Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência.
Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença.
Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.


"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes".



Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1º Lugar no EMPREENDA!

A aluna Raísa Rodrigues do Programa Aprendizagem do SENAC Araçatuba ganhou o 1º lugar na 4ª edição do concurso EMPREENDA! (http://www.grupoelefante.com.br/clientes/empreenda3/site/index.php?id=12)
Raísa superou 1500 concorrentes com o projeto "Rockabilly Louge". Trata-se de um espaço cultural que pretende reunir num mesmo local danceteria, cinema e lanchonete inspirados nos anos 60, 70 e 80, contribuindo para que jovens expandam seus horizontes e os nostálgicos possam reviver os anos de sua juventude.
O Prêmio pela vitória é uma quantia em dinheiro e uma viagem de quatro dias para qualquer grande centro de Empreendedorismo no Brasil.
O Prof. Fábio Lais foi o orientador do Plano de Negócios de Raísa durante o Empreenda!
Parabéns!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MARIA DA GRAÇA

Amigo(a) leitor(a),
Esta foi uma semana muito especial para mim!
Nesta semana o meu blog atingiu a expressiva marca de 10.000 acessos. Muito obrigado aos internautas que nos visitam!
Também nesta semana, entre mais de 1.500 alunos, a minha orientanda Raísa Rodrigues, aluna do Programa Aprendizagem do Senac Araçatuba conquistou o 1º lugar no 4º Concurso Empreenda!
Mas o fato mais importante desta semana, para mim, é que no dia 01/12 foi o aniversário de 60 anos da minha amada mãe, Maria da Graça.
Por este motivo, peço licença a todos os amigos leitores para dirigir-me a ela nesta semana.
Tudo que um filho fizer pelos pais, principalmente pela mãe, nunca será suficiente para retribuir tudo que recebeu.
Todo filho que sai de casa, sente saudade da casa da mãe, da comida da mãe, da convivência com a mãe.
Dias atrás, escrevi nesta coluna que o melhor despertador que existe não é aquele que toca música ou faz o pavoroso “trimmmmm”, mas sim, a voz da mãe dizendo “acorda meu filho, tá na hora de levantar”.
Até hoje, mesmo depois de casado, adoro ir à casa da minha mãe e ficar procurando as guloseimas, “fuçar” na geladeira, dar palpites na decoração da estante da sala.
Por maiores que sejam as dificuldades, é só depois da palavra de conforto da mãe que nosso coração se acalma e reage.
Minha mãe acordou muitas vezes de madrugada para cuidar de mim quando eu era criança. Depois de adulto, em dias em que eu viajava, continuou acordando para conferir se a minha mala estava arrumada, as camisas estavam bem dobradas, se eu tinha pegado remédio para dor de cabeça, azia, estômago, se não estava esquecendo de nada e para relembrar de ligar assim que eu chegasse ao destino para dizer que estava tudo bem.
Minha mãe também perdeu muitas noites em claro, esperando eu dormir depois de um pesadelo, aguardando a febre baixar, cuidando de uma tosse.
Depois de adulto, também perdeu noites em claro esperando eu chegar da noitada, esperando voltar da viagem.
A missão de uma mãe, muitas vezes é ingrata e pode parecer até injusta!
Nós filhos, passamos muito tempo sem perceber o quão especial é o anjo que cuida de nós aqui na Terra.
Enquanto criança, tratamos a mãe como uma auxiliar de todas as horas, pois parece que ela só serve para nos vestir, fazer a comida, informar onde está o brinquedo que esquecemos em algum canto, informar qual é o canal que passa aquele desenho preferido, levar e buscar na escola, cuidar da nossa “tralha” enquanto a gente brinca e ainda por cima, servir de cama quando bate aquele soninho. Tem muito filho e filha que continua tratando a mãe assim até depois de bem crescido.
A mulher que passou um tempo planejando a própria vida, estudando, trabalhando, sonhando, de uma hora para outra deixa tudo de lado para se tornar “as rodinhas” da nossa bicicleta da vida.
As mães trabalham em silêncio!
Li numa mensagem a história de uma mulher que recebeu de uma amiga um livro sobre grandes catedrais da Europa, com a seguinte dedicatória: “Para minha querida amiga, com admiração pela grandeza daquilo que você constrói quando ninguém vê”. Ao ler o livro, essa mulher descobriu quatro verdades que mudaram sua vida:

* Ninguém, diz quem construiu as grandes catedrais. Não temos registros de seus nomes.
* Esses construtores deram suas vidas inteiras por um trabalho que eles nunca iriam ver terminado.
* Eles fizeram grandes sacrifícios e não esperaram crédito algum.
* A paixão de seu empreendimento era movida pela fé em que os olhos de Deus tudo viam.


Uma história no livro falava de um homem rico que visitou uma catedral enquanto estava sendo construída e viu um operário esculpindo um passarinho numa viga. Ele ficou confuso e perguntou ao operário: “Porque você está perdendo tanto tempo esculpindo esse pássaro em uma viga que será coberta pelo forro? Ninguém nunca irá ver isso”. E o operário respondeu, “Porque Deus vê”.
Perceba você leitor, como tudo se encaixa!
A mulher da mensagem diz que nessa hora tudo fez sentido: “Era quase como se eu ouvisse Deus sussurrando para mim, Eu vejo você. Eu vejo os sacrifícios que você faz todos os dias, quando ninguém ao seu redor faz. Nenhum ato de ternura que você fez, nenhuma lantejoula que costurou, nenhum bolo que você assou é tão pequeno que eu não repare e sorria. Você está construindo uma grande catedral mas não pode ver exatamente agora o que isso irá se tornar”.
Por isso, minha mãe, é que eu venho lhe agradecer por tudo que me destes. Sei que muitas vezes, enquanto eu era um bebê você sentiu vontades de me morder, com pensamentos como “Dá até vontade de comer” e que depois, na minha adolescência e juventude, você se arrependeu por não ter comido.
Eu fui, sou e sempre serei muito feliz por ser seu filho!
Tenho meu livre arbítrio e sei que posso chegar ao destino que eu escolher na vida, mas é importante que saiba, que seja qual for o caminho ou o destino, eu serei sempre guiado pelos valores que recebi de ti e de meu pai.
Continue cuidando sempre das minhas malas, dos meus remédios, das minhas idas e vindas, pois eu continuarei sempre visitando a sua casa e procurando as guloseimas, mexendo na sua geladeira, na sua decoração e colhendo da sua sabedoria.
Parabéns pelas suas 03 catedrais!
Parabéns pelos seus 60 anos!
Parabéns por quem tu és para todos que nem sempre são por ti!
Feliz Aniversário, Mãe!

Um abraço para todas as mães que estão lendo essa mensagem. Sintam-se também homenageadas!
Isso também é Qualidade de Vida!

Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com