sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FLASH´S

No dia 19/10/2011 o Prof. Fábio Lais esteve palestrando sobre "QUALIDADE DE VIDA - dentro e fora das empresas" para os colaboradores da unidade Araçatubense da NESTLÉ.
Foram 02 palestras que reuniram colaboradores de todos os setores da Empresa.




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O MEDO DA INTELIGÊNCIA

Amigo(a) leitor(a),
Hoje é dia 24 de Novembro.
Há 20 anos, noutro dia 24 de Novembro, só que de 1991, morria um dos artistas mais respeitados em todo o mundo. Freddie Mercury movimentou gerações. Assumiu sua bissexualidade quando namorava Mary, sua melhor amiga durante anos. Morreu devido a complicações pulmonares provenientes da AIDS.
Assim como Freddie, muitas pessoas talentosas são aclamadas apenas quando morrem, pois enquanto vivos, são mau tratados, tripudiados, massacrados com calúnias e inveja.
Você certamente já percebeu que a inteligência de uns, gera medo em outros?
Baseado no texto de José Alberto Gueiros, de 28 de setembro de 2005, segue minha coluna desta semana:

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: "Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta."

Não é demais lembrar a famosa trova de António Alexo, poeta português:
“Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma Ciência”

Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas é preciso considerar que esses medíocres oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar. Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas

Dentro desse raciocínio, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa se fingir de burra se quiser vencer na vida. É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perderem seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar.

Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender. É um paradoxo angustiante.

Infelizmente, temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.

Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues: finge-te de idiota e terás o céu e a terra.

O problema é que os inteligentes gostam de brilhar. Que Deus os proteja!

Outro problema é que nem sempre o Poder é fruto da inteligência e o Mundo vai de Mal a Pior. Que Deus nos proteja! Amém!

Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A JORNADA

Amigo(a) leitor(a),
Passado mais um feriadão, muita gente aproveitou para viajar e passear com a família. Além disso, foram dias onde você teve oportunidades para ter e proporcionar mais qualidade de vida dentro da sua casa, do seu carro ou seja lá onde você se reuniu por algum tempo com seus familiares e amigo.

Partindo daí, pergunto:
Você já percebeu que quando vai viajar, a ida parece ser muito mais longa do que a volta? Isso também ocorre com você ou é só comigo?
E porque isso ocorre?
Nós, seres humanos, somos dotados de muitas características. Uma das principais é a ansiedade.
Nós viajamos ansiosos pelo destino. A viagem parece sempre longa, demorada.
Quando levamos criança no carro isso parece ainda mais evidente, pois é inevitável ouvirmos “Pai, tá chegando?”, “Mãe, falta muito?”. E mesmo com as respostas, passados cinco minutos a molecada começa a perguntar novamente.
Nessa “perna” da viagem, vamos ouvindo música, contando piada, cantando, brincando, fazendo planos para quando chegar o destino, enfim, vamos transbordando ansiedade e interagindo com quem está conosco.
E a volta? É igual? Existe a mesma euforia quando se está a caminho de casa? Quase nunca! A menos que você sofra daquele probleminha que lhe permite usar apenas o banheiro da sua casa e já estiver a dias segurando. Só assim, e olhe lá!
Na volta, vem todo mundo cansado, cochilando, exausto, triste.
E você sabe por que isso acontece?
Porque na volta não há mais a excitação do novo. Não se planeja mais. Não se sonha mais!
Seguindo este raciocínio, faço outra pergunta:
Principalmente para quem é pai e mãe, os nove meses de gestação de uma criança aparentam passar mais rápidos ou mais lentos do que outros nove meses normais?
Sempre ouço que são mais lentos, que não chega nunca a hora do parto. Isso ocorre porque os pais ficam ansiosamente imaginando como será o rostinho, o pezinho, o olhinho, o cabelinho do bebê.
O filme “O guerreiro pacífico” mostra uma cena onde um rapaz que está sendo treinado para utilizar o poder do foco é convidado por seu mestre para escalar uma montanha. Durante três longas horas subindo, vão conversando sobre ensinamentos e a ansiedade do rapaz aumenta a cada passo, querendo muito saber o que irá encontrar no seu destino. Quando chegam ao topo, o mestre lhe apresenta uma pedra que cabe na palma de sua mão. Frustrado, o rapaz questiona se teve que subir até ali para ver uma pedra e o mestre responde que não podia ter falado antes por não ter a certeza de que encontraria aquela pedra no mesmo lugar.
Enfim, acho que podemos ligar todos estes pontos e concluir que tudo na vida é mais ou menos assim: O presente de aniversário, o baile de debutante, a carteira de motorista, a formatura da faculdade, o casamento, a gravidez, o Natal, o Carnaval, o carro novo, os negócios, enfim a vida!
A ansiedade, o planejamento e os sonhos nos tornam eufóricos! Muitas vezes, o antes é mais gostoso do que o durante! Curtimos muito mais os momentos que antecedem o fato.
A jornada! O mais importante na vida é a jornada!
É na jornada que tudo de bom acontece! Os planos, as amizades, as histórias, os encontros, os sonhos, tudo!
A vida é a grande jornada!
E nesta jornada, ainda estamos na ida. Não importa quando chegaremos nem tampouco aonde chegaremos. Precisamos sim é viver com muito entusiasmo também essa jornada. Aproveitar cada momento para planejar e sonhar com o destino que estamos buscando. Repensar sobre o que estamos fazendo e principalmente o que faremos quando atingirmos esses planos e sonhos.
Assim como você aproveita a ida, os nove meses de gestação ou a subida curiosa da montanha, viva entusiasmadamente a jornada da sua vida.

Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HERÓI

Nesta semana, eu estava indo ministrar uma palestra motivacional para os colaboradores de uma indústria. No caminho, por volta das 06h40, enquanto dirigia o carro, ainda definindo quais seriam os temas que eu abordaria, ouvi uma mensagem no rádio que falava sobre heróis.
O locutor dizia que o mundo precisa de heróis! Que num país onde todo dia surgem novos bandidos, somente um super-herói poderia dar solução.
As pessoas estão sempre à espera de um super-herói.
Imediatamente, comecei a pensar nesta palavrinha (Herói) e comecei a lembrar da minha infância.
Quando somos crianças, aprendemos a idolatrar esses personagens ao ponto de acreditarmos que são reais. Quantos garotos tiveram roupas de Superman, Batman, Homem Aranha? Quantas meninas se vestiram de Mulher Maravilha?
Heróis sempre vencem tudo, podem tudo, conseguem tudo o que querem!
Quando vamos ficando mais velhos, perdendo a inocência e começando e entender melhor o mundo, começamos a ver e ouvir que os verdadeiros heróis são àquelas pessoas que conseguem tudo o que querem. Conseguem ter tudo que querem. Carros, casas, roupas, viagens e por aí vai.
Heróis são os atores lindos!
Heroínas são as atrizes lindas!
Na empresa, herói é o patrão, que chega de carro importado e que viaja para a Europa pra curtir férias com a família.
Se só ele é o herói, os outros 10, 50, 500, 1000 colaboradores são o que? Não heróis? Anti-heróis? Bandidos? Fracassados?
Quem são os verdadeiros heróis?
O que é ser herói?
Será que um pai que acorda cedo e vai trabalhar duro, pegando peso, suando ou passando muito frio, andando a pé ou de bicicleta, para trazer comida e dignidade para seus filhos é o que?
Será que uma mãe que muitas vezes faz dupla jornada, lava, passa, cozinha, faz faxina em outras casas e na sua própria, em alguns casos tem que educar os filhos sozinha, sem marido, tudo pra ver o sorriso no rosto da criança é o que?
Quem eram seus heróis na fantasia da infância?
E quem foram realmente os heróis da sua vida real?
Heróis é quem realiza! Quem faz de tudo para atingir seus objetivos. Quem pensa mais nos outros do que em si próprio. Quem quer o bem comum e não só o seu.
Herói é quem agarra as oportunidades que a vida concede.
É quem faz da adversidade, combustível para dizer: “Agora eu vou e ninguém me segura!”
Assim como na fantasia, também existem os inimigos. Eles fazem tudo que é possível para estragar a vida das pessoas de bem. Mas no fim da batalha, mesmo que demore, mesmo que haja sofrimento, mesmo que ninguém mais acredite, quem volta vivo da batalha é sempre o herói.
Na vida real, falsos heróis perdem as máscaras!
Valorize-se mais! Somos seres humanos e jamais super-fracassados. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. E isso é normal!
Todos nós tivemos sonhos que se concretizaram ou não. Eu quis ser jogador de futebol profissional, cantar para multidões, mas o máximo que consegui foi jogar e cantar entre amigos. Vou me martirizar por isso? Eu optei pelo não! Você tem o livre arbítrio.
Em compensação, muitas outras coisas surgiram e eu sequer sonhava ou esperava. E o mais importante é que me fizeram, fazem e espero que continuem me fazendo feliz. Exemplo disso é a minha carreira como docente e palestrante.
Quando chego em casa e recebo um abraço da minha filha, eu sinto que ela me vê como um herói e isso me mostra que eu preciso continuar zelando pela paz na minha Sala da Justiça.

Quando alguém pede perdão, é porque torce para que ainda haja uma oportunidade.
Quando alguém perdoa, confirma que a oportunidade ainda está lá!


Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Pérolas" em entrevistas. Divirta-se!

Entrevistador – Você tem algum e-mail para contato?
Candidata - Sim, anota ai: gostosinha_da_zonaleste@hotmail.com

Entrevistador – Qual curso universitário você deseja fazer?
Candidato – Ah, to pensando em Nutricionismo, Letras ou Engenharia.

Entrevistador - Então, como está a construção do seu networking?
Candidato - Veja bem, eu não sou engenheiro, sou administrador.

Entrevistador - Como você administra a pressão?
Candidato - Ah, tranquilo. 11 por 7, no máximo 12 por 8.

Entrevistador - Manter sempre o foco é muito importante. E me parece que você tem alguns lapsos de concentração.
Candidato - O senhor poderia repetir a pergunta?

Entrevistador - Como você se sente trabalhando em equipe?
Candidato - Bom, desde que não tenha gente dando palpite, me sinto muito bem.

Entrevistador - Como você se definiria em termos de flexibilidade?
Candidato - Ah, eu faço academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca.

Entrevistador - Vejo que você demonstra uma tendência para discordar.
Candidato - Muito pelo contrário..

Entrevistador - Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança.

Entrevistador - Noto que você não mencionou a sua idade aqui no currículo.
Candidato - É que eu uso óculos, e isso me faz parecer mais velho.
Entrevistador - E qual é a sua idade?
Candidato - Com óculos ou sem óculos?

Entrevistador - Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato - Ah, é o joelho. Até tive de parar de jogar futebol.

Entrevistador - Há alguma pergunta que você queria me fazer?
Candidato - Eu vou ter uma sala e um computador só para mim?

Entrevistador - Por que, dentre tantos candidatos, nós deveríamos contratá-lo?
Candidato - Eu pensei que responder a isto fosse seu trabalho.

Entrevistador - Quando digo 'Sucesso', qual a primeira palavra que lhe vem à mente?
Candidato - Pode ser duas palavras?
Entrevistador - Pode.
Candidato - Milho. Nário.

DOIS DE NOVEMBRO

Nesta semana, precisamos recarregar as baterias um pouco mais.
Dia das Bruxas e Dia de Finados de uma só vez não é fácil!
Aproveitou para soltar as suas bruxas?
Espaireceu ou continua andando com uma nuvenzinha carregada sobre sua cabeça?
Tem gente que quando coloca a máscara de helloween fica até mais bonitinho, tamanha a carranca com que anda desfilando mau humor perto dos outros no dia a dia.
Mas nesta semana quero falar mesmo é daqueles que viraram saudade.
Das pessoas que nos deixaram sem que quiséssemos que fossem embora.
Lembram de quando eu falo para você se cuidar bem da sua família, do seu amor, dos seus filhos, dos seus irmãos? Posso incluir também os amigos nesta lista!
Quantos de vocês que lêem agora esta mensagem não se lembraram de alguém com carinho neste último Dois de Novembro.
Avós que foram morar no céu cedo demais e dos quais só temos boas lembranças! Na casa da vovó podia tudo! Comida da avó era mais gostosa! As histórias do avô também eram as melhores.
De repente eles partem! Parece que a família encurta e não há mais lugar divertido para ir aos finais de semana.
Talvez a sua saudade tenha sido mais forte pela ausência do pai. O pai bravo, mas amado! O pai brincalhão de todas as horas! O pai ausente! O pai presente! O pai que sempre lhe disse “Vai em frente!” O pai que lhe disse não nas horas certas! O pai que você queria que estivesse vivo para agradecê-lo e mostrar que tudo valeu à pena! Que você venceu!
Irmãos deveriam ser proibidos de morrer. Eles vieram conosco e só poderiam partir conosco! Quanta gente lamentou ainda mais a falta dos irmãos nesta semana.
Se foi por um amigo ou amiga que você sentiu o nó na garganta por estes dias, pense no tempo bom que tiveram, o quanto você aprendeu, ensinou, dividiu, compartilhou e cresceu com esta amizade.
Se você lamentou a perda de um marido ou esposa, perdeu uma das asas que lhe permitiam voar!
Se a lágrima saudosa é por um filho, ela escorre dolorosa. A dor é tão forte que o corpo transborda pelos olhos. Não existem palavras de consolo que sejam eficazes num caso destes, mas digo que não perca a vontade de viver. Permita que o tempo passe e lembre-se que muito provavelmente ainda tem que dedicar seu amor a outro filho! Admiráveis são as mães que perderam seus filhos e que, mesmo nunca mais sendo quem já foram um dia, continuam vivas!
Mas quando se perde uma mãe, não só se perde uma mãe, Se perde o único abraço verdadeiro!
Quando se perde a mãe, se descobre que o melhor despertador não é aquele em que se ajusta a hora e se houve um “trimmm”, mas sim aquele que diz "acorda menino, é hora de levantar".
Você que estuda, trabalha, luta, corre atrás de um objetivo para poder mostrar para sua mãe que você chegou lá e que não terá um futuro incerto, imagine não ter a quem dar orgulho. E pior, não ter alguém para nos dizer: “Eu sabia que você conseguiria!”
Depois que se perde a mãe, o jeito é acreditar que ela está vendo tudo “lá de cima” e, mesmo não estando ao nosso lado, sentirá orgulho do mesmo jeito. Do contrário, nada iremos fazer já que a mulher à qual queríamos dar orgulho já não está mais entre nós.

Sendo assim, VIVA INTENSAMENTE com amor e carinho ao lado de quem você ama e ainda vive!
Quer mostrar que é “machão”? Abrace seu pai ou sua mãe no almoço deste domingo e diga “Eu te amo” na frente de todos!
Não espere o próximo dia de finados para se lembrar (com lágrimas) como era boa a presença de alguém. Telefone! Mande um beijo! Mande um abraço! Bata na porta pra dizer “vim trazer um abraço”! Tome a iniciativa! Faça!

Aos que já se foram, rezemos para que ao menos em sonhos nossa saudade seja amenizada, se possível, antes do nosso reencontro definitivo.
É uma forma de continuarem conosco, transformando-se em anjos da guarda e em nossa maior razão pra sonhar.


Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com