quarta-feira, 27 de julho de 2011

CONTINUA REPERCUTINDO...

Os artigos do Prof. Fábio Lais continuam repercutindo na Rede! Seguem novos screens de sites e blogs que replicaram as reflexões.





AGENDA - Agosto/2011

* PALESTRA: "Qualidade de Vida - Dentro e fora das Empresas"
Data: 12/08/11
Horário: 19h30
Local: Auditório SENAC - Araçatuba/SP - Fone:(18)3117-1000
Evento: Semana da Saúde e Bem Estar
Palestrante: Fábio Lais

* PALESTRA: "Qualidade de Vida - Dentro e fora das Empresas"
Data: 13/08/11
Horário: 09h00
Local: Salão Nobre da Associação Comercial de Birigui/SP
Evento: 1º Workshop Boreal & Intelbras - Fone: (18)3634-4956
Palestrante: Fábio Lais

FLASH'S

Abaixo, fotos da palestra "Qualidade de Vida" realizada para funcionários da Secretaria de Obras do Município de Penápolis, em 10/06/11 no Teatro Cine Lúmine.



Fábio Lais com Elizângela Maciel Vilas Boas - Téc. Segurança do Trabalho/Secretaria Municipal de Obras de Penápolis/SP

quinta-feira, 21 de julho de 2011

AGENDE-SE


CUIDE BEM DOS SEUS FILHOS!

Amigo(a) leitor(a),

Você já teve a sensação de que o mundo está ficando “maluco”?
Já perguntou para si próprio em pensamento: “Meu Deus, onde é que isso vai parar?!”
Pois é, se você se enquadra nestas expressões, fique tranqüilo! Você está no lugar certo! Esse é o mundo em que vivemos!
Numa quarta-feira (20/07/11) em que foram manchetes as seguintes notícias: “cachorro morde tubarão na Costa da Austrália”, “Vento reverte fluxo de cachoeira na Austrália” (dá-lhe Austrália!) e “Jovem de 22 anos surpreende com terceiro mamilo no pé”, eu não consegui deixar de seguir por este caminho.
Quando eu era garoto, tocava nas rádios uma música que dizia “tá todo mundo loco, oba”. É do seu tempo? Muito bem! Essa música poderia tocar hoje... Agora! Estaria totalmente atualizada.
E o futuro? Será que melhora ou piora?
Depende muito de nós: pais, avós, tios e educadores.
Vamos refletir um pouco.
As crianças nos mostram escancaradamente como será o futuro e nós precisamos fazer algumas análises e principalmente, tomar alguns cuidados e/ou talvez, algumas providências.
Estamos no período de férias escolares e neste momento eu sempre me lembro das minhas férias escolares. Aquelas antigas, que duravam uma eternidade e que nos deixavam com uma saudade enorme dos colegas. Neste período a escola ganhava nova pintura, as árvores eram cortadas e a gente ficava morrendo de vontade de reencontrar os amigos que moravam distante da nossa casa. Eles sempre tinham boas histórias para contar!
Hoje, as férias são tão passageiras... Se não bastasse só isso, as crianças continuam se vendo praticamente o dia todo, via MSN, Facebook, Orkut, Twitter, Skype, SMS, entre outros.
As crianças nos mostram escancaradamente todos os dias para onde a humanidade está caminhando. Isso nos provoca uma miscelânea de sentimentos, tais como, euforia, curiosidade, medo, excitação, esperança, solidão, enfim...
Vemos a tecnologia cada vez mais ao alcance e sob domínio dos jovens, que são capazes de criarem soluções e cura para o bem da humanidade.
Vemos a introversão cada vez mais presente numa criança que é genial, craque, conquistador, inteligente, mirabolante, namorador, e “o cara” nos teclados e ferramentas virtuais, porém, um tímido “borra botas” em contatos e relacionamentos presenciais.
As crianças não se contentam mais com um único brinquedo para passar uma tarde, ou simplesmente o desafio onde os meninos tinham que fazer só gol de cabeça ou as meninas tinham que pular elástico (lembra?). Eles querem um jogo eletrônico novo a cada 5 minutos.
A duração de uma aula comum, que gira em torno de 50 minutos, foi adotada no início do século passado, levando-se em conta estudos que diziam que esse era o tempo em que uma criança conseguia ficar atenta ao mesmo assunto.
Esses mesmos estudos refeitos no início dos anos 2000 mostram que este tempo foi reduzido para apenas 6 minutos! Você ficou espantado? Eu também!
Coincidentemente, este é o tempo médio de duração de um bloco ou um desenho de programa infantil. Seria por acaso?


Você se lembra de como era a sua “tarefa” ou “dever de casa”? Era uma luta! E a mãe ainda ficava em cima, corrigindo e dando bronca para que não recebesse um bilhete da professora.
Hoje, a criança faz essa mesma tarefa, sentada no sofá da sala, com o caderno no colo, vendo TV, ouvindo ipod, mandando um torpedo pelo celular, olhando para a tela do notebook para ver se não tem ninguém chamando no MSN, comendo brigadeiro e passando o pé em cima do cachorro. Tudo ao mesmo tempo! É quase que uma compulsão para fazer muitas coisas ao mesmo tempo.


Eles querem a TV no quarto deles, o computador no quarto deles, vão se isolando e com isso, a família toda vai se isolando. Não comem juntos, não conversam. O(a) filho(a) vai ficando compulsivo e cada vez mais rebelde. É (guardadas as devidas proporções) quase uma droga!
Essa compulsão, se realmente não for controlada, acaba virando uma frustração, ou pior, uma grande ansiedade, que certamente tem condições de evoluir e realmente conduzir este(a) jovem para compensações químicas (se é que você me entende).
Como melhorar isso?
Cuide melhor dos seus filhos! Não mime tanto! Eduque pelo seu exemplo!
Imponha algumas regras e/ou limites. Mesmo que doa em você algumas vezes.
Não pense que dar a ele tudo o que você não teve é realmente um grande presente. Na grande maioria das vezes, isso é falso e você se arrependerá amargamente.
Traga-os mais para perto e proporcione atividades que eles não estão acostumados ou sequer conheceram ainda. Faça uma caminhada com eles, pratique algum esporte, mostre alguma brincadeira ou brinquedo do seu tempo de criança e ENSINE A BRINCAR.


Convoque toda a família para almoçar e jantar na mesma mesa, JUNTOS (mesmo que vendo televisão, mas que seja o mesmo programa). Reassuma o controle-remoto da sua televisão!
E principalmente, cuide da ansiedade dos seus filhos. Ensine-os saber esperar!
No mais, volto ao que já disse em outro texto: Encha seus filhos de beijo e deixe claro que você os ama. Faça isso sempre que possível!
A melhor herança ou presente não são medidos através de dinheiro, barbies, vídeo-games ou viagens. A melhor herança é auxiliá-los na formação do caráter e dá-los a certeza de que são amados.
Cuide bem dos seus filhos!
Eles serão as manchetes do futuro!


Gostou? Escreva para mim! Dê sua opinião, faça seu comentário ou sugira algum tema para nossas próximas conversas.

Abraços, saúde e sucesso!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Trem, a Semente, os Fazendeiros e o Eco

Amigo(a) leitor(a),

Seja mais uma vez bem vindo(a) ao blog da Turnover Consultoria.
Como já disse em outras oportunidades, ter você conosco é uma honra!
Nesta semana eu gostaria de fazer um balanço com você, leitor dos meus artigos.
Para mim, se 01 único leitor disser que valeu a pena ter lido cada reflexão, já estarei satisfeito e em paz com a minha missão. Mas e você? Está valendo a pena para você também?
Como vão as coisas?
Como está a sua qualidade de vida?
No que estava pensando quando foi dormir ontem? Quando acordou hoje?
Você tem tentando levar mais qualidade no relacionamento com sua alma gêmea? Tem enchido seus filhos de beijo e dito o quanto os ama? Voltou a acreditar nos seus sonhos e ter novamente um bom sentido para a sua vida?
Eu honestamente espero que você esteja tendo uma ótima viagem nessa jornada chamada Vida. Acho bonita e muito feliz essa comparação da vida com uma viagem de TREM. O início da viagem é sempre recheado de expectativas, sonhos, alegrias... As pessoas que nos acompanham nessa viagem, aquelas que sentam no mesmo vagão, no mesmo lado, no mesmo banco, compartilhando a viagem bem pertinho de nós. Existem as estações onde alguns desembarcam e deixam saudades... Outros entram e vão ocupando seu espaço. As lindas paisagens, os túneis escuros (que torcemos para acabar logo para novamente vermos os raios de sol e respirarmos ar fresco). Enfim, espero que a sua viagem esteja sendo sublime!
Faça valer a pena cada dia, cada conversa, cada sonho, cada tentativa, cada esforço, cada relacionamento, cada abraço, cada beijo, cada sorriso, cada perdão, cada recomeço.
Você deve se lembrar de quando eu citei o “Princípio da Semente” num dos meus artigos anteriores. A importância de você ressurgir e germinar novamente quando tiver a impressão de que está cada vez mais no chão e pior, que estão querendo cobrir você de terra (e esterco). O melhor e maior favor que alguém pode fazer para uma semente é jogar terra e adubo sobre ela. Aproveite! Corrija os erros, acerte o rumo, mude tudo aquilo que já fez de errado e tente novamente, com mais experiência, com mais atenção, com mais amor!


Peça auxílio a Deus (dentro da sua fé e do que você acredita), confiando realmente que Ele poderá ajudá-lo, desde que você realmente faça a sua parte.
Tem um trecho do filme “Desafiando Gigantes” onde um personagem diz ao outro “Dois FAZENDEIROS oraram a Deus pedindo chuvas, mas somente um deles foi preparar o solo enquanto esperava. Qual deles verdadeiramente acreditou nas orações? Qual deles é você?”.
E você leitor(a)? Está preparando seu solo para quando a chuva que você pediu chegar?
Se você estiver num vale e gritar “Perdedor”, o ECO responderá “Perdedor”. Se gritar “Vencedor” ouvirá “Vencedor”! O eco também nos ensina o que é Vida. Não fique tentando mudar as palavras que saem do vento. Mude as palavras que saem da sua boca!


Até semana que vem!
Abraços, saúde e sucesso!


Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CUIDE BEM DO SEU AMOR!

Amigo(a) leitor(a),

Fugindo um pouco (na verdade, bastante!) da linha de reflexão das minhas colunas anteriores, quero abordar nessa semana o amor. Sim, o AMOR!
Na sua forma mais bela, sublime e poética de existir.
Nesta semana, ao assistir o último episódio de uma série de televisão, não pude deixar apreciar um texto escrito com muito bom gosto, que ficou ainda mais bonito através da interpretação do ator e atrizes.
Num momento onde tanto se fala sobre a falta de boas opções nas grades de programas, onde tanto reclamamos do excesso de notícias ruins, de apresentadores sensacionalistas, enfim, fui surpreendido (eu e milhões de telespectadores) com alguns minutos de profundo romantismo.
No último bloco, quase à meia noite, numa cena emoldurada por som de piano, o protagonista vê sua amada sair do avião que havia acabado de embarcar e pergunta “Você vai ficar?” Ela olha para ele e responde “Como você pôde duvidar?” e ele torna “Sem você eu duvido até de mim!”.
Esta pequena e profunda troca de palavras antecedeu outra troca, de olhares sinceros e apaixonados.
Continuaram o reencontro. Ela disse “Como a macieira entre as árvores dos bosques, assim é o meu amado entre os moços!” ao que ele continuou “Como o lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre todas as moças”.
Eu imagino que neste momento, alguns leitores estejam pensando “O Fábio Lais pirou! Viajou na batatinha!
Outros (espero que a maioria) estarão suspirando por compreenderem o que representa um momento como esse.
Voltando ao final da série, o protagonista elabora um vídeo para uma campanha promocional para o dia dos namorados, citando casais apaixonados que ficaram famosos ao longo da história: Abelardo e Heloísa, Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Éros e Psique, Adão e Eva. No final do vídeo, um verso de amor escrito pelo Rei Salomão, a mais 2.500 anos atrás (O Cântico dos Cânticos) “O amor é forte como a morte!
Se você quer um pouco mais do livro, aqui vai: “Em meu leito durante a noite, procurei o amado de minha alma, procurei-o e não o encontrei. Chamei-o e não me respondeu! Eu vou me levantar e percorrer a cidade procurando o amado de minha alma. Eu vos conjuro mulheres de Jerusalém! Se encontrarem meu amado, o que lhes direi? Que desfaleço de amor! O meu amado é todo meu e eu sou dele. Ele é um pastor entre os lírios até que surjam os dias e fujam as sombras. No seu palácio é que mora a doçura! Eu sou para o meu amado e o meu desejo é para mim”.
Muito bem!
Vocês estão acostumados a ler meus textos sobre Qualidade de Vida. Eu acho que o amor faz parte dessa Qualidade!
Como anda o seu amor? Como você anda cuidando do seu amor?
Como e quando foi a sua última declaração de amor?
Que tal ligar agora para seu(sua) amado(a) e dizer “Eu estou pensando em você! Te amo!”.
Ligue, mande um sms, um e-mail, qualquer gesto, mas faça!
Se você precisa de um incentivo, eu vou puxar a fila!
Quero dedicar a coluna dessa semana à minha futura esposa, Cinthia, utilizando a mesma frase que ouvi na TV: “Como o lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre todas as moças”.

Cuide bem do seu amor, seja quem for” (Paralamas do Sucesso).

Abraços, saúde e sucesso!
Até a próxima!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com