quinta-feira, 30 de junho de 2011

QUER CONHECER UMA PESSOA, DÊ PODER A ELA!

Amigo(a) leitor(a),
Seja mais uma vez bem vindo(a)!
Quero agradecer o carinho que venho recebendo através de mensagens e comentários positivos sobre os artigos postados em nosso blog. Pessoas que se identificam com as situações e passam a acompanhar semanalmente.
Através destes post's, empresas e prefeituras estão nos convidando para palestrar para seus colaboradores e assim ajudam a difundir essas reflexões.

Essa semana, o tema da coluna surgiu através de alguns amigos, colegas de trabalho e principalmente, daquilo que tenho vivido ao longo da minha experiência profissional e das consultorias em empresas.
Com certeza você já ouviu a expressão “Se você quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela!”. Pois bem, é isso mesmo!
Num tempo onde o tema “liderança” está mais evidente do que nunca, numa tentativa de conscientização de líderes, chefes, encarregados, supervisores, diretores de empresas para uma gestão mais humanizada, vislumbrando sempre a otimização de resultados, a melhoria das condições de trabalho (principalmente do clima organizacional), sempre me deparo com profissionais insatisfeitos, que dizem que treinamentos, palestras, livros, entre outros, não resultam em nenhuma melhoria dentro de seus ambientes de trabalho, pois tudo é bonito na teoria, mas na realidade nada acontece.
Muitos destes profissionais ficam sonhando com uma oportunidade de promoção para poderem mostrar, enfim, como gostariam de terem sido liderados. Projetam que se assumirem, tudo será diferente!
Outros profissionais, já na função de líderes, fazem seu trabalho de forma “morna” (não mudam nada, apenas continuam o que já estava sendo feito ou não antes da sua chegada) e ficam à espera de uma nova promoção.
Dá para ser diferente sim!
Se fizermos uma busca, não faltam exemplos de líderes que realmente fizeram revoluções nas empresas, nos resultados e principalmente nas pessoas que estavam em suas equipes, que deveriam ser seguidos com maior freqüência. Líderes como Frederico Curado (Embraer), Alessandro Carlucci (Natura) e Ivan Zurita (Nestlé/Brasil) que constroem juntamente com suas equipes onde querem chegar, deixando claro a todos os colaboradores qual é a missão de cada um deles dentro da organização e principalmente, para onde estão caminhando.
Líderes como Michelangelo, que ao produzir a estátua de Davi, disse “Apenas tirei da pedra de mármore tudo o que não era Davi”, deixando claro que o mérito pela obra não é algo do qual você tenha que se orgulhar eternamente, nem tampouco se afogar neste devaneio. Tem líder que costuma comentar que um colaborador só foi brilhante porque ele (o líder) permitiu ou ajudou. Quer ser o eterno gênio da lâmpada e jamais admite a genialidade de seus liderados.



Nelson Mandela, Bernardinho e Zilda Arns, que sempre fizeram mais do que era o esperado, que cuidaram do todo e não apenas de parte do problema, que inspiraram pelos seus valores, de modo que educassem através de seus exemplos, liderando dentro e fora da empresa, do governo, da quadra ou da ONG. Foram liderem que puderam colocar o sonho dos seus liderados acima de tudo, mostrando que ele era apenas a ferramenta que tornaria o sonho deles mais próximo. Nunca serão esquecidos pela história pelo fato de não terem brilhado sozinhos.
Infelizmente, ainda é comum nos depararmos com pessoas que assumem a cadeira do líder e esquecem de tudo isso. Começam a criar regras e controles que saem do “nada” e vão para o “lugar nenhum”. Querem mostrar que agora tudo vai ser diferente! Que agora tem comando! E nesta hora que tudo pode ir por água abaixo.
Alguns líderes deveriam receber o Troféu “AMEBINHA” (Agente de Melhorias e Estratégias Bestas, Inúteis, Nulas, Horríveis e Absurdas).
Quando um líder “morno” sai e entra outro querendo “ferver” tudo de uma vez só, pode esperar por problemas. A fervura tem que ser dosada conforme cada objetivo. É de uma forma para cozinhar o ovo, de outra para passar um bom café, outra para cozinhar o feijão, etc.
Muitas pessoas estão deixando empresas, por conta deste tipo de líder, que quer brilhar tanto que acaba tirando o brilho de cada integrante do grupo.
Fica aqui o apelo para os diretores das empresas e organizações em geral. Atentem para seus líderes. Verifiquem se eles estão fazendo seus talentos brilharem! Se estão polindo as jóias da sua empresa ou se estão jogando todos os ingredientes na mesma fervura.
Verdadeiros líderes fazem do limão, uma limonada. Da casca da laranja, um delicioso bolo, das sobras de ontem, um belo prato do dia!
Líderes despreparados poderão fazer um sopão na fervura, que ao esfriar pode acabar virando uma lavagem intragável até a ele próprio.
A verdade é que quando alguém assume o poder, pode correr alguns riscos:
1) Se “borrar todo” por não estar preparado para liderar;
2) Querer mostrar tanto serviço e acabar mostrando sua verdadeira personalidade e se tornar odiado; ou
3) Ajudar as empresas e as pessoas a atingirem seus objetivos e sonhos.

Como você age quando lhe dão poder?
Boa reflexão!
Até a próxima!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

TER SUCESSO OU SER FELIZ? - Parte II

Amigo (a) leitor (a),
Seja bem vindo você que já nos acompanha e também você que lê o nosso blog pela primeira vez!

Na semana passada, iniciei uma reflexão com base num áudio-livro do escritor e palestrante Roberto Shinyashiki e na expressão “Ter sucesso ou ser feliz?”. Essa primeira parte da conversa foi publicada aqui no blog da Turnover, no Norminha.net e no portal Administradores.com. A repercussão foi maravilhosa! Espero que nesta semana o resultado possa ser o mesmo.
Se você não acompanhou o início, sugiro que busque a edição anterior para poder tomar conhecimento de todo o conteúdo, e assim, ter melhor condição de montar a sua conclusão.
Lá eu finalizei abordando os três maiores motivos de arrependimento das pessoas na hora da morte.
O primeiro é o AMOR, especificando dois tipos de exigências do amor (amar a pessoa certa e amar na plenitude do sentimento).
O segundo motivo de grande arrependimento das pessoas na hora da morte está relacionado aos FILHOS. É comum ouvirmos de diversos tipos de profissionais “Sabe Fábio, eu tenho trabalhando tanto e me sinto culpado, pois não tenho tido tempo para curtir meus filhos”.
Quero falar para você que triste não é quando você está longe, trabalhando, viajando, pois nessa hora seus filhos estão estudando, estão brincando, estão vendo televisão, enfim, eles sabem que você está batalhando para uma vida melhor, mas também esperam que quando chegar, você mostre seu amor, você brinque, converse, etc.
Triste de verdade é quando você volta para sua casa, dá um “olá” formal para a sua família, abre a geladeira, pega uma lata de cerveja, pega o jornal e liga a televisão. Nessa hora, você mata a auto-estima dos seus filhos, pois você mostra que eles são menos importantes que uma lata de cerveja ou as notícias do jornal.
Quando você estiver no trabalho, dê 110% da sua atenção e dedicação, mas quando você estiver em casa, dê 120% de você para a sua família.
Todos nós procuramos lutar para deixar grandes heranças para os filhos, mas devemos lembrar que a maior e melhor herança que um filho pode receber de um pai, é a certeza de que é amado. E essa certeza, essa sensação, não se transmite comprando boneca Barbie, Vídeo Game ou viajando para a Disney. O importante é você transmitir essa sensação olhando-os nos olhos e dizendo o quanto você os ama.
Portanto, segue o conselho: Chegue na sua casa hoje a noite, dê muitos beijos em seus filhos. Só que pouco vai adiantar se você fizer isso só hoje, porque leu aqui, pensando “é... tem razão!” e depois voltar tudo ao normal. Coloque muito beijo e abraço na relação de vocês!
Tem pai que é tão durão, que se chegar em casa hoje, der um beijo no filho e dizer “eu te amo!” o filho vai estranhar e vai responder “Papai, não precisa se humilhar, eu vou buscar sua cerveja!”.
Mostre para seu filho que você mudou. Mostre que talvez você tenha sido muito duro nestes anos todos, mas que agora está disposto a curtir cada momento na vida de vocês.
São essas coisas importantes que definem a sua qualidade de vida.
A terceira coisa que as pessoas mais se arrependem na hora da morte é de não terem ido atrás dos seus SONHOS. Pessoas dizem “Ah Doutor, eu fiquei cuidando da fazendo do meu pai, mas eu não queria, eu odiava vaca, odiava criação... eu queria ser Advogado!”.
Então agora quero falar para você que esqueceu seus sonhos em algum lugar. Corra atrás dos seus sonhos!
Apesar de talvez você ter uma carreira bem sucedida numa profissão que não é a sua verdadeira paixão, tenha coragem de ousar, de arriscar, de batalhar pelos seus sonhos.
Se olharmos à nossa volta e prestarmos especial atenção, veremos que uma boa parte dos problemas dos brasileiros é que ele deixou de sonhar. Quando as pessoas param de sonhar, elas ficam vítimas fáceis das drogas e do desânimo. Param de batalhar pela vida.
Quando você tem um sonho grande, a maior parte das pessoas não vão te ajudar, pelo contrário, irão incentivá-lo a desistir.
Pague o preço pelo seu sonho. O preço às vezes pode ser trabalhar até mais tarde, estudar de madrugada, estudar aos finais de semana. Pague este preço! Lute!
Também existem pessoas que se arrastam e dizem “Mas eu não tenho nenhum sonho! Não tenho vontade de nada!”. Pessoas que vivem depressivas porque os filhos saíram de casa após o casamento, ou são recém-divorciadas, ou perderam um emprego cômodo. Sabe qual o melhor remédio para esse tipo de “problema”? Vá trabalhar numa enfermaria de crianças. Não basta ajudar dando R$10,00 de doação. Vá lá colocar a mão na massa. Vá olhar de perto crianças que não fizeram mal para ninguém, com tanto sofrimento nos olhos. Você dá uma sopinha na boca dessa criança e ganha um sorriso de agradecimento. Três manhãs que você ajuda nessa enfermaria... na quarta você sai de lá dizendo “Obrigado meu Deus! Perdoe-me por eu ter reclamado algum dia!”.
Construa sonhos, realize sonhos, batalhe pelos seus sonhos!
Saiba também que quando você cria a felicidade dos outros, você se sente feliz.
A felicidade é feita de coisas simples!
Algumas pessoas neste ponto da leitura poderão estar se perguntando “Fábio, tudo bem! Mas por onde eu começo essa mudança?”. Comece por você, pois a sua vida muda quando você muda. Sua vida não vai mudar quando o governo mudar, a empresa mudar, seu casamento mudar, etc. Você é que tem que tomar essa decisão. Se eu quero que algo aconteça diferente, eu tenho que agir de um jeito diferente.
Não adianta uma pessoa olhar para o espelho, não gostar do rosto refletido e querer quebrar o espelho. Ele só reflete sua imagem. Mude seu rosto, mude você!
No meio das tempestades, sempre surgem oportunidades. Neste momento, muitas pessoas pensam que estamos passando por tempestades, sejam em forma de crise financeira, crise emocional, falta de empregos, falta disso ou daquilo.
Agarre as suas oportunidades!
No Japão as pessoas dizem que a Deusa da oportunidade tem cabelos na testa e é careca atrás, então a gente tem que pegar a Deusa quando ela vem, pois depois que ela passa não tem onde segurar.
Para finalizar, não esqueça o mais importante da vida. Algumas pessoas podem achar brega, mas para mim é o mais importante. Viver não é acumular números na conta bancária, bens na declaração de IR, mas sim, viver é realizar da melhor forma possível o meu compromisso com Deus. Eu sou uma pessoa que rezo bastante e uma das coisas que sempre peço é que Ele me conceda a sua luz para que eu possa continuar realizando meu trabalho, minha missão e meu compromisso.
É bem provável que o cara feliz não seja aquele que tem carro importado, roupa de grife e apartamento na praia. O cara feliz muito provavelmente é aquele que trabalha pesado no seu dia a dia, chega a noite em casa, vive um ambiente amoroso e saudável com sua família e quando, cansado, deita sua cabeça no travesseiro, quase que pode ouvir do seu Criador “Obrigado meu filho por continuar a minha criação!”.
Não esqueça isso. O sucesso é importante, mas certamente é muito mais fácil ter sucesso do que ser feliz. O mais importante é que a gente tenha o sucesso com felicidade, com sentido da vida!
Por tudo isso, não apenas leia este texto. Coloque em ação!
Saiba que eu torço para que você seja sempre muito feliz e que realize todos os seus sonhos!

Abraços, saúde e sucesso (com felicidade)!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

domingo, 19 de junho de 2011

REPERCUTIU NA REDE...

O artigo "Ter sucesso ou ser feliz?" de Fábio Lais repercutiu em outros canais da internet. Seguem abaixo alguns sites que replicaram.
Agradecemos desde já a manutenção do crédito de direito autoral e também o interesse e respeito por este (e outros) material(is).













quinta-feira, 16 de junho de 2011

TER SUCESSO OU SER FELIZ?

Amigo (a) leitor (a),

Pesquisando e estudando novos temas para abordar em minhas palestras, encontrei um material rico para a reflexão desta semana.
Através de um áudio livro do escritor e palestrante Roberto Shinyashiki, onde ele faz uma síntese de várias das suas obras, pude refletir sobre coisas que realmente proporcionam (ou não) qualidade para nossa vida.
As pessoas vivem cada vez mais isoladamente, cada vez mais individualistas, ceifando seus sonhos, comprando o que não precisam, com o dinheiro que muitas vezes não possuem, às vezes para mostrar principalmente para quem não gostam.
É relativamente fácil, nos tempos atuais, ter sucesso na vida. Você acha que não? Uma pessoa pode ficar famosa simplesmente por ter sido vítima de bullying na faculdade, pode ficar famosa por uma música boa ou horrível, por fazer um protesto sem roupas, por ser ex-participante de reality show, por ser amante de um jogador de futebol ou até mesmo por grandes obras ou méritos.
Mas o fato de obterem sucesso, notoriedade, publicidade e forte exposição, torna essas pessoas realmente felizes? Você acha que sim ou não?
Pois é! Compartilho do pensamento de Shinyashiki e também acredito que o verdadeiro sucesso da vida está em ser feliz! O ser acima do ter!
Precisamos viver de tal forma que quando estivermos completando esta nossa jornada, possamos olhar para trás e dizer que valeu a pena! Que foi muito bom ter vivido!
Mas isso é raro. Pessoas em estado terminal internadas numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um Hospital, desesperam-se ao perceberem que estão morrendo e imploram (enquanto ainda conscientes) ao seu médico que não os deixe morrer. Desabafam que precisam de mais tempo para tentar ser feliz.
Numa hora dessas, é praticamente impossível ouvir alguém reclamando que se arrepende de não ter investido seu dinheiro na Vale do Rio Doce, ou então, que trocariam tudo, se possível, por uma última oportunidade para ir brigar com um inimigo.
É nessas horas que as pessoas percebem que não foram felizes por pura e absoluta falta de atitude e coragem. Não para serem mais brigões, mas sim para terem expressado e vivido intensamente seus amores, suas emoções e seus sonhos.
Quantas pessoas dizem “Quando eu me aposentar, vou começar a fazer o que eu realmente gosto!”, ou então, aquela senhorinha aos 80 anos exclama “Agora que aquela mulher que roubou meu marido morreu, vou viver em paz!”. Viver em paz só a partir dos 80 anos?
Quando a hora da morte realmente está batendo à porta, são basicamente 03 os motivos do arrependimento das pessoas.
O primeiro motivo é em relação ao Amor, sobretudo de 02 formas diferentes. A primeira forma em relação ao amor é quando um homem ou uma mulher percebem que viveram a vida inteira ao lado de quem não era ou nunca foi o seu amor de verdade. Pessoas que se submeteram a viver com alguém sem amar verdadeiramente. A segunda forma em relação ao amor está nos casos onde a pessoa conseguiu viver a vida toda ao lado de quem realmente era o grande amor da sua vida, porém, não conseguiu viver a plenitude deste amor ou então não demonstrou todo seu sentimento. Mulheres que sofrem na hora da morte dizendo “Doutor, a alegria do meu marido era ir jogar ou assistir futebol e eu nunca entendi isso e brigava muito com ele. Eu poderia fazer outras coisas nessas horas, ir ao shopping, ir ver minha família, brincar com meus filhos ou até mesmo descansar. Quanto tempo perdido, quanta briga à toa!”. Alguns homens também se desesperam e afirmam quando estão morrendo “Sabe doutor, a felicidade da minha mulher era me fazer feliz, mas eu sempre fui durão. Quando ela me pedia alguma coisa, eu a deixava esperando uns dois ou três meses, só pra mostrar pra ela quem mandava lá em casa”.
Ainda sobre o Amor, quero também falar para àquelas pessoas que tem medo dele. O ruim do amor não está na infelicidade, mas sim, na mediocridade de fugir dele. Algumas pessoas fogem do amor. Nestes casos, o maior desafio que poderão ter é o de escolher o sabor da pizza no próximo sábado e o maior risco que estarão correndo é o de se apaixonarem pelo entregador da pizzaria.
Não fique esperando!
Viva o amor! Ame! Vá buscar seu amor onde você o esqueceu!

Na próxima semana, eu termino este artigo falando sobre os outros 02 motivos de maior arrependimento na hora da morte.
Até lá!
Abraços, saúde e sucesso (com felicidade)!

Fábio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 9 de junho de 2011

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?

Olá Amigo (a) leitor (a),
Quero mais uma vez agradecer à você que acompanha nosso blog. Recebi muitos e-mails de pessoas que se identificaram com o artigo da semana passada... Muito obrigado!

Nesta semana, quero trazer parte de uma palestra do Educador, Filósofo e Palestrante Mário Sérgio Cortella.
E o assunto é: Você sabe com quem está falando?
Você conhece alguém que costuma falar assim? Tem gente que sequer admite ser travado na porta giratória da agência bancária!
O que é que você responderia se alguém lhe dissesse isso?
Vamos refletir!
O que é um ser humano?
Aristóteles disse no séc. IV a.C. que o Homem é um animal racional. Usamos isso até hoje. Fernando Pessoa tem outra definição: “O Homem é um cadáver adiado”;
A ciência acredita que nós estamos num Universo que tem provavelmente um formato cilíndrico, em função da curvatura do Espaço e que é (muito provavelmente) um dos Universos possíveis. Esse Universo teria surgido a 15 bilhões de anos, originado de uma grande explosão, que muitos conhecem como “Big Bang”.
Esse cilindro era como se fosse uma mola comprimida entre seus dedos com muita força e que de repente é solta... Ela expande com muita força jogando energia. Esse é o nosso Universo, que continua em expansão. Basta olhar para o céu e ver que ao longo dos anos ele nunca é o mesmo.
E nesta expansão aceleradíssima de matéria e energia que se concentraram no que chamamos de estrelas e estas estrelas por sua vez, se agruparam no que chamamos de Galáxias.
A Ciência calcula que no nosso Universo haja por volta de 200 bilhões de Galáxias. Uma dessas Galáxias é a nossa, a Via Láctea, que não é tão grande assim, afinal, ela tem aproximadamente 100 bilhões de Estrelas.
Uma dessas Estrelas é a nossa: o Sol.
Em volta da Estrela “Sol” giram massas planetárias sem luz própria. A terceira delas a partir do Sol é a Terra.
Então o que é a Terra?
A Terra é um Planetinha que gira em torno do Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis.
Vejam como nós somos importantes!
Tem pessoas que pensam que Deus fez tudo isso só para que elas existissem.
Imagina se fossemos fazer uma análise de custo-benefício... Todos esses Universos, Galáxias, Estrelas e Planetas só para que nós existíssemos aqui na Terra. E ainda tem gente que pensa ainda pior, pois acha que Deus fez tudo isso para elas, com o dinheiro que elas detêm, o sotaque que elas usam, a religião que elas praticam, o cargo que elas ocupam numa Empresa, a cor da pele que elas têm, etc...
A Ciência também sabe que neste nosso Planeta tem o que chamamos de Vida (será que só tem vida aqui?). Esta mesma Ciência calcula que existam 30 milhões de espécies diferentes vivendo aqui, mas até agora só classificou cerca de 3 milhões. Uma dessas espécies é a nossa, o Homo Sapiens.
Então vamos lá! A nossa espécie é uma entre 3 milhões já classificadas, que vivem num Planeta que gira em torno da Estrela Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis.
Essa espécie, em 2011 tem aproximadamente 6 bilhões e 800 milhões de indivíduos. Um deles é você!
Então vamos lá! Quem é você?
É um indivíduo entre outros 6,8 bilhões de seres humanos que compõem uma única espécie entre outras 3 milhões já classificadas, que vivem num Planeta que gira em torno da Estrela Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis.
Então quem é você? Quem sou eu? Quem sou eu para achar que o único modo de fazer as coisas é como eu faço, que o único lugar bom pra nascer foi onde eu nasci, que a minha religião é a melhor de todas, que o meu sotaque é o correto, etc..
Quem és tu?
Tu és o vice-treco do sub-troço!
Por isso que agora, todas as vezes que alguém chega até mim e me pergunta “Você sabe com quem está falando?” eu respondo “Você tem tempo? Senta aqui que vou tentar explicar com quem estou falando!”

Até a próxima!
Abraços, saúde e sucesso!

Fabio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Descubra a sua vocação!

Olá Amigo (a) leitor (a),
Antes de iniciar este post, quero agradecer você que lê e prestigia o nosso blog. Muito obrigado!

Durante as minhas palestras, aulas e consultorias, é comum me deparar com profissionais que se queixam das suas atividades profissionais.
Muitas vezes eles chegam até mim e dizem “Professor, o pior emprego do mundo é o meu!”. As pessoas costumam pensar de forma negativa, e realmente acreditam que tudo que é seu, é pior do que o dos outros. Lamentam que moram no pior País do mundo, que vivem na pior cidade do mundo, que fazem parte da pior família do mundo, que recebem o pior salário do mundo e que trabalham para o pior patrão na pior empresa do mundo.
Eu realmente entendo essas queixas, haja visto que durante muito tempo também trabalhei insatisfeito, porém, demorou para eu descobrir que essa insatisfação não era culpa da Empresa, mas sim, minha!
Lembremos das colunas anteriores, onde falo que a felicidade não pode depender de outras pessoas ou fatores externos, mas sim, de nós mesmos.
Sendo assim, eu pensava que estar em grandes empresas e ter ótimo salário era fundamental para a minha realização profissional. Engano meu! Boa parte dos meus rendimentos acabava indo para o psicólogo ou para o cardiologista.
A necessidade de status acaba fazendo com que muitas pessoas sintam-se direcionadas para empresas e empregos que não tem nada a ver com seu perfil, mas que podem transmitir à família, aos amigos e ao mercado uma imagem de um super-profissional. Muitas vezes esses profissionais acabam sendo levados à estafa psicológica pela constante pressão e cobrança por resultados. Surtam! Vivem somente o trabalho, esquecem da qualidade de vida (principalmente fora da empresa), adoram dizer que estão sempre “na correria”, sem tempo para nada, pois estão sempre trancados em reuniões, fazendo relatórios, montando planos e estratégias.
Eu chegava em casa e reclamava para minha mãe que estava muito cansado, insatisfeito com toda àquela correria. Ela então me dizia “Fábio, então saia!”, e eu respondia “Mas eu não posso, tenho que apresentar resultados!”, e ela tornava “Então fique!”, e eu retrucava “Mas você diz isso porque não sabe o que é aquilo!”, e ela calmamente me replicava “Fábio, então saia de lá”... Isso poderia durar horas! Se o problema existe, algo tem que ser feito. Para cima ou para baixo, para a direita ou para a esquerda, seja lá o que for, é preciso decidir. Como diz a expressão popular “Seja quente ou seja frio. Só não seja morno que eu te vomito!”
Eu decidi então que era preciso fazer algo para que eu pudesse alinhar a minha realização pessoal, com a profissional, a financeira e a espiritual. Era preciso me encontrar numa atividade que realmente pudesse me fazer trabalhar muito e ser feliz por isso. Que pudesse me proporcionar estabilidade financeira, realização profissional e estar em paz com tudo ao meu redor.
Poucos anos atrás eu consegui dar um grande passo nessa direção. Foi quando eu resolvi montar a Turnover Consultoria, Treinamentos & Hunting. Identifiquei que eu poderia realmente agregar tudo isso buscando maior capacitação, dando consultorias, dando aulas, fazendo palestras, ministrando treinamentos e trabalhando como “caça-talentos” no mercado de trabalho.
Hoje faço o que eu amo e ainda tenho o privilégio de ser pago para isso!
Quero deixar um recado para você que está lendo essa coluna neste momento e talvez tenha se identificado. Talvez você esteja ou conheça alguém nesta situação.
Faça o que realmente você ama fazer! Faça disso o seu trabalho!
Não acredite nestes testes vocacionais que normalmente acontecem em escolas de cursinhos particulares. Estes testes, em 95% dos casos, apontarão uma vocação que de fato não é a sua e que, coincidentemente, está com matrículas abertas para você se matricular. Caia fora!
O melhor e mais eficaz teste vocacional que existe, você pode fazer na sua casa, dura 5 minutos e não custa absolutamente nada. Procure um lugar calmo na sua casa, coloque uma música suave, apague as luzes e faça a seguinte pergunta a você mesmo(a): “Se eu não precisasse de dinheiro para sobreviver, o que eu faria de graça?”. Na maioria dos casos, as pessoas obtêm imediatamente a resposta. Gostariam de trabalhar com idosos, com crianças, como vendedores, cantores, engenheiros, como cozinheiro(a), com esportes, enfim. Neste momento, é bem provável que você também descubra a sua verdadeira vocação.
E se puder trabalhar naquilo que realmente lhe faz feliz e ainda por cima ganhar ($) com isso, aí sim fica espetacular!
Descubra qual é a sua verdadeira vocação. Descubra onde é que você pode render mais e ser mais feliz!
Pare de sacrificar sua vida profissional, sua saúde e a empresa onde você é infeliz.

Até a próxima semana!
Abraços, saúde e sucesso!

Fabio R. Lais
www.turnoverconsultoria.blogspot.com

AGENDA - Junho/2011

* PALESTRA: "Qualidade de Vida - Dentro e fora das Empresas"
Data: 10/06/11
Horário: 07h00
Local: Teatro Cine Lúmine
Turma Fechada: Secretaria de Obras de Penápolis/SP
Palestrante: Fábio Lais

* TREINAMENTO: "Qualidade de Vida"
Data: 13/06/11
Horário: 08h00 às 17h00
Local: Auditório Unesp - Campus Araçatuba/SP
Turma Fechada: Colaboradores Unesp Araçatuba/SP
Palestrante: Fábio Lais

* TREINAMENTO: "Qualidade de Vida"
Data: 16/06/11
Horário: 08h00 às 17h00
Local: Auditório Unesp - Campus Araçatuba/SP
Turma Fechada: Colaboradores Unesp Araçatuba/SP
Palestrante: Fábio Lais

* TREINAMENTO: "Qualidade de Vida"
Data: 17/06/11
Horário: 08h00 às 17h00
Local: Auditório Unesp - Campus Araçatuba/SP
Turma Fechada: Colaboradores Unesp Araçatuba/SP
Palestrante: Fábio Lais